transmita elegancia

Na hora de pensar em todo o projeto de decoração da casa, é preciso considerar também o banheiro. Afinal, é um dos cômodos em que você pode expressar sua personalidade e transmitir elegância e sofisticação. 

Geralmente, nos atentamos apenas às características funcionais do espaço e a preocupação é com a rede hidráulica, com a qualidade do chuveiro e das torneiras. De fato, uma boa estrutura é indispensável. Mas, você pode conciliá-la com um belo visual. 

Afinal, esse cômodo também é um ambiente de relaxamento… E renovação das energias depois de um longo dia de trabalho! Por isso, fique atento às nossas dicas de como transformá-lo em mais um cantinho especial da sua casa!

Escolha um estilo e um tema

Para toda a casa, escolher um estilo a seguir no projeto de decoração é um dos primeiros passos. Com o banheiro não é diferente. E ademais, ele também deve estar em sintonia com o conceito e o estilo que serão empregados em toda a residência. 

E como escolher o estilo correto? Esse estilo é o que você gosta mais, simples assim!

A recomendação dos profissionais da decoração e do design de interiores é que você mantenha as proporções e o equilíbrio entre cores, texturas e tudo o que fizer parte da estética do projeto. 

Selecione também temas de estampas e combine-as entre si. Por exemplo, você pode escolher um papel de parede com fundo arabesco e combiná-lo a motivos florais, mesclar figuras vintage a elementos contemporâneos.

Enfim, use e abuse da sua criatividade e da variedade de opções de estampas também no banheiro da sua casa. 

Use cores vivas e estampas 

O banheiro não precisa ser todo formado por cores neutras e tons claros. Especialmente se você é amante das cores e da decoração mais alegres. Normalmente, as pessoas optam por cores claras e tons pastel, para favorecer a sensação de frescor e dar a ideia de um ambiente maior, já que a maioria dos banheiros são pequenos. 

Esse é um ótimo truque, mas não impede que você adicione cores fortes ou vibrantes em elementos da decoração. Uma boa saída é inserir cores nas portas dos armários, em nichos e vasos. 

E caso você queira usar o charme das estampas, aposte em papéis de parede e adesivos para os azulejos. Escolha ilustrações de sua preferência e deixe seu banheiro incrível.

Ah! E atente-se ao material do papel de parede, que deve ser impermeável, devido à umidade do local. Além de ser fácil de limpar. 

Combine estética e funcionalidade

A ideia é deixar seu banheiro elegante e agradável. Para isso, não é preciso abrir mão da funcionalidade do cômodo. Pelo contrário, dá para ser bonito e prático ao mesmo tempo. 

Invista em equipamentos que são esteticamente bonitos e exercem funções no ambiente. Como nichos, estantes, armários com design diferenciado, portas adesivadas e por aí vai. 

Os próprios itens do banheiro, como toalhas, cosméticos, organizadores, suportes de toalha, tapetes podem ser usados como objetos decorativos. Eles ainda mantêm a organização e suas funções convencionais. 

Você pode também fazer composições de quadros e placas decorativas na parede, com temas relacionados ao seu estilo. Além disso, capriche na escolha do espelho e de sua moldura, que podem ser encontrados em formatos diferentes e contemporâneos. 

E não se esqueça de considerar as necessidades das pessoas que moram na casa, essencialmente se tem crianças ou pessoas com necessidades especiais em sua residência. 

Tenha uma boa iluminação

Abuse da criatividade

Quanto mais iluminação natural for possível aproveitar nessa parte da casa, melhor para o visual (e para seu bolso também). O ambiente precisa contar com opções de iluminação mais forte e mais fraca, levando-se em conta as atividades que são realizadas lá. 

O ideal é que se tenha uma iluminação fria na parte central do banheiro e outros pontos de luz menos intensos em locais como o alto do espelho. Assim, tarefas como passar maquiagem, fazer a barba e limpar a pele contarão com a iluminação ideal. 

Pegue carona na beleza das plantas 

Por si só as plantas já embelezam e enriquecem o visual de todos os ambientes. O banheiro é um dos melhores locais da casa para se ter vasos de plantas e flores. Não tem regra para escolha das espécies e você pode aproveitar até as cores delas para compor o visual. 

Os vasos das plantas também são elementos da decoração e devem estar em sintonia com os demais. Caso o banheiro seja bem pequeno, use-os em pendentes ou aproveite o espaço das paredes. 

As flores e flores vão deixar o ambiente bonito, charmoso e ainda darão a sensação de frescor e leveza. Há também quem acredite que as plantas revigoram a vitalidade da casa, trazem boas energias, afastam as ruins e acalmam a atmosfera. Sua espécie favorita vai colaborar bastante para a beleza e o clima do seu lar. 

Dica extra: aproveite a estrutura e objetos que você já tem

Para montar uma decoração nova ou dar uma repaginada na proposta que você já tem para o banheiro, é interessante aproveitar a estrutura que já está disponível, bem como itens que podem tomar uma nova função.

Como assim? 

Não é necessário trocar o azulejo ou substituir os armários. Você pode dar um novo acabamento para eles, aplicar um revestimento diferente e no caso, dos armários, inserir novas divisões internas. 

Uma escada que não se usa mais, pode virar um pendurador de toalhas. Caixotes de feira dão origem a lindos nichos e cachepôs de plantas são uteis como porta-trecos diversos. 

Muitas vezes, o banheiro é deixado de lado e damos muita atenção a outros espaços como a área externa, os quartos e as salas. Contudo, você pode ver como decorar um banheiro com a mesma visão dos outros cômodos deixa sua casa mais harmônica e refinada. 

Outro cômodo que também precisa de foco na funcionalidade, mas pode mesclar a ela beleza e design é a cozinha. Por isso, se você curtiu nossas dicas para valorizar seu banheiro, entenda também como decorar sua cozinha e deixá-la em dia com as tendências. 

Conheça a loja

Escrito por QCola