Nos últimos anos, a cultura geek cresceu e desmistificou a ideia de que ser nerd significava algo ruim. Afinal, todos podem se identificar com esse estilo de vida que está associado muito mais aos quadrinhos, à tecnologia, à ficção científica e às novidades audiovisuais.

Quem não gosta de ver uma série ou filme de ficção, ler um livro de fantasia ou se entreter com jogos, não é mesmo? Justamente por isso, a influência desse segmento estimulou um novo tipo de décor — a decoração geek — na qual as pessoas transformam seus lares com as referências desse universo multifacetado e sempre conectado.

Por essa razão, reunimos algumas dicas de como adaptar a sua casa com criatividade, originalidade e aconchego. Confira e se inspire!

Invista em action figures e acessórios decorativos

Para começar, a nossa primeira dica envolve as action figures — aquelas pequenas estátuas móveis de personagens de filmes, séries, animes e jogos que se popularizaram bastante na cultura geek. Com elas não apenas é possível colecionar uma série de referências ao universo nerd, mas, principalmente, guardar recordações de programas e produções marcantes.

Além disso, esses materiais são considerados divisores de águas, em diversos segmentos do entretenimento, como Star Wars, Pokemón, Jurassic Park, O Senhor dos Anéis etc. Caso você faça uma coleção ou tenha uma boa e variada quantidade de action figures você pode montar painéis, murais ou expor essas peças em nichos e prateleiras.

Mas se preferir, você também pode optar por acessórios decorativos que contenham elementos e símbolos de tudo aquilo que faz o seu lado nerd gritar “bazinga”! Seja mesclando os acessórios ou utilizando-os à parte em cada ambiente. Alguns exemplos são almofadas, puffs, tapetes, abajures, interruptores, quadros, telas e vasos de plantas.

Exponha sua coleção de HQs

Além das action figures e dos acessórios decorativos que, certamente, vão mostrar todo o seu lado nerd, há outro detalhe que não pode faltar na decoração geek da sua residência: as suas coleções de HQs.

Afinal, cada quadrinho desempenha um papel muito importante em transportar você, enquanto leitor, ao mundo dos super-heróis, da ficção ou da aventura com seres místicos. Sem mencionar que, em muitos casos, são as HQs as responsáveis pelo primeiro contato de tanta gente com a cultura geek.

Por isso, nada mais justo do que reservar um espaço especial no décor para elas, não é mesmo? E você pode fazer isso reservando algumas prateleiras, um armário ou mesmo uma estante estilizada na sala, quarto ou home office para guardar e, ao mesmo tempo, expor cada um dos títulos e sagas dos seus personagens favoritos.

Outra possibilidade, especialmente se você mora em apartamento, é criar um cantinho da leitura na sua varanda/sacada onde seja possível relaxar e reler aquelas histórias clássicas mais uma vez.

Aposte em pôsteres de séries para uma decoração geek

Você gosta de séries? Tem alguma que acompanha religiosamente e da qual é fã? Então que tal trazer essa paixão para a sua casa e, assim, dispor de uma decoração geek cheia de referências e, claro, muito estilo?

Para isso, o uso de pôsteres é uma forma simples, de bom gosto e com muito estilo. E não se trata apenas da representação dos personagens ou de ilustrações! Pode ser frases icônicas, cenas marcantes ou mesmo símbolos e elementos que remetam à trama da série, como ocorre com Game of Thrones ou The Walking Dead — que só aumentam a cada dia o número de telespectadores fanáticos por suas histórias e núcleos.

Além disso, os pôsteres são bastante versáteis podendo ser aplicados com ou sem molduras em diversos cômodos, como a sala, a varanda, o corredor e o quarto, e usados em sequências para estabelecer uma narrativa visual que transmita momentos importantes do seriado.

Use papéis de parede temáticos

papeis tematicos

Outra dica para incutir seu orgulho nerd no lar é usar papéis de parede que sejam temáticos e possuam uma grande conexão com a cultura geek e os personagens e histórias que fazem parte dela.

Vale adquirir modelos coloridos e cheios de vida para complementar aquele cantinho da leitura na varanda que citamos, versões para deixar o home office mais descontraído e leve ou modelos mais discretos e detalhados para os dormitórios.

E não pense que há obrigatoriedade em cobrir toda a parede. Nada disso! Você pode aplicá-lo de maneiras diferenciadas, seja parcialmente na horizontal ou vertical, sobre a cabeceira da cama, como complemento dos espaços entre prateleiras e nichos ou mesmo em paralelo a aparadores e racks personalizados com a temática nerd, como é comum com o Mario e o Pac-Man.

Explore diferentes superfícies com adesivos

Além dos papéis de parede, você também pode explorar a decoração geek na sua casa por meio de adesivos em diferentes superfícies. Porque são de fáceis de aplicar e possuem um excelente custo-benefício e, ainda, permitem que você invista em composições criativas e divertidas em cômodos diferentes. Um exemplo é a cozinha. Para resgatar seu lado nerd nesse ambiente você pode diversificar as ideias e apostar na adesivação de geladeiras e azulejos.

Será, inclusive, uma forma de brincar com as cores e adotar um estilo de decoração contemporâneo e cheio referências à cultura geek em um recinto que, em muitas residências, possui um aspecto monótono e com uma paleta de cores neutras.

Já em outros espaços, você pode aplicar adesivos de parede como um detalhe a mais no revestimento ou mesmo para esconder possíveis imperfeições nas superfícies, como manchas, riscos ou deformidades. Outra alternativa é utilizar adesivos nas portas que podem carregar uma boa dose de humor na entrada/saída dos quartos.

Viu como é possível adotar a decoração geek em seu lar marcando a sua identidade sem abrir mão do bom gosto, da originalidade e do estilo? Então, escolha qual das alternativas citadas ao longo deste post é a que mais lhe agrada e transforme os ambientes da sua casa com projetos divertidos e cheios de referência.

E se você gostou de ler este texto não deixe de compartilhá-lo com seus amigos geeks nas redes sociais para que eles também se inspirem!

 

Conheça a loja

Escrito por QCola