Já imaginou decorar  o seu apartamento como os modernos lofts de Nova York? A ideia do apartamento sem barreiras, muito usada na cidade americana, tem encantado os brasileiros cada vez mais. O estilo industrial usado na decoração dos lofts, tem sua origem entre os anos 50 e 70, quando galpões velhos e prédios comerciais inutilizados começaram a ser transformados em residências. Desde então, esse estilo que valoriza o charme urbano, tem servido de inspiração na hora de decorar apartamentos.

Entenda o que é e que não pode faltar na decoração estilo industrial para apartamento.

Essência do estilo industrial
O estilo industrial é tendência de design de interiores e de decoração de apartamentos contemporâneos. Um estilo rudimentar e imperfeito, com visual bruto e inacabado, onde personalidade, ousadia e modernidade se misturam em ambientes integrados e amplos.

Alguns elementos são característicos do estilo industrial como: estrutura, tijolos e tubulações aparentes, janelas amplas, escadas e objetos metálicos, revestimentos de concreto, fios expostos, superfícies sem acabamento, cores neutras e iluminação com dutos aparentes até o teto. Ao decorar o seu apartamento no estilo industrial, lembre-se que esses elementos essenciais devem estar presentes.

O estilo queridinho em ambientes masculinos
O estilo industrial é muito usado hoje em dia na decoração de ambientes masculinos, seja para decorar apartamentos, escritórios ou ambientes comerciais. No entanto, isso não significa que o estilo industrial seja indicado somente para os homens. Ele vem sendo cada vez mais utilizado por pessoas que optam por um estilo de decoração moderno e descolado.
Na decoração de ambientes masculinos, o estilo rústico é o preferido para combinar com o industrial. Nesses casos, é muito comum utilizar portas e janelas antigas, móveis feitos de pallet e peças antigas como baús.

Estilos de decoração que combinam com o estilo industrial
rustico e industrial
O rústico e o moderno se confundem na decoração estilo industrial. Se a idéia é mesclar estilos na decoração do seu apartamento, os estilos rústico e vintage combinam perfeitamente! No estilo vintage, elementos coloridos podem dar vida ao ambiente onde os tons terrosos e cinzentos prevalecem. Móveis metálicos e de madeira de demolição, antigos ou reformados, são os mais utilizados para quem opta por mesclar os estilos industrial e rústico.
Uma ótima dica para agregar ao estilo industrial é usar objetos de arte como complemento da decoração. O pé direito alto, muito presente nesse estilo, favorece a instalação de quadros ou esculturas nos diversos ambientes do apartamento. A arte urbana, como o graffiti, nas paredes ou quadros, é uma ótima opção para deixar a decoração ao mesmo tempo charmosa e descontraída.

O estilo industrial em todos os ambientes do apartamento
O estilo industrial pode ser aplicado em todos os ambientes do seu apartamento: desde a sala até os quartos e cozinha. Selecionamos algumas ideias incríveis para decorar cada ambiente do seu apartamento no estilo industrial.
Na sala de estar, paredes de tijolinhos podem combinar com móveis mais escuros. Dê preferência a tons de cinza ou mesmo o preto, para o sofá. Objetos antigos podem ser pendurados na parede para compor a decoração da sala. Relógios antigos, baús e móveis de demolição combinados com luminárias modernas, deixam esse ambiente super charmoso!

Para a sala de jantar, a dica é escolher elementos que caracterizem o estilo industrial. Mais uma vez, moveis de madeira ou metal são indicados, assim como as luminárias pendentes, que podem ser penduradas acima da mesa de jantar.

A cozinha com estilo industrial deve ser ampla e aqui também os móveis de madeira ou metal são os mais indicados. Prateleiras presas a cremalheiras e luminárias pendentes, combinadas com paredes de tijolos inacabadas são características da cozinha estilo industrial. Bancadas de cimento queimado são funcionais e muito utilizadas nesse tipo de decoração.
O quarto é o ambiente mais íntimo do apartamento, e também um lugar de descanso. Até mesmo esse cômodo pode receber a decoração estilo industrial sem perder o conforto e aconchego que esse ambiente requer. Móveis de ferro, cores sóbrias e cimento queimado são perfeitos para decoração do quarto estilo industrial. Objetos pessoais como porta retratos ajudam a criar um clima acolhedor e intimista.

No banheiro, uma bancada de madeira ou cimento queimado fica super charmoso. Tubulações à mostra dão um toque de charme ao ambiente. Aqui a dica é utilizar papel de parede de tijolinhos para compor o ambiente.
Até mesmo o home office, um ambiente moderno e contemporâneo, pode ser decorado no estilo industrial. Basta seguir a mesma linha de decoração dos outros ambientes, utilizando móveis de madeira e/ou metal e móveis antigos.

O estilo industrial é super moderno e elegante ao mesmo tempo. Agora que você já sabe o que não pode faltar na decoração estilo industrial para apartamento, abuse da criatividade e mãos a obra!

Esse artigo foi útil para você? Deixe seu comentário e contribua com a sua opinião!

Conheça a loja

Escrito por QCola