vida atras cabeceira

Planejar a decoração de cabeceira da cama é fundamental para ter um quarto bonito e aconchegante, pois dá mais vida ao cômodo. Mas são tantas opções disponíveis que fica até difícil escolher. A boa notícia é que existem alternativas personalizáveis, fáceis de renovar ou trocar sem complicações, gasto de tempo ou dinheiro nem necessidade de mão de obra especializada.

Você não precisa mudar todo o ambiente de uma vez. Baseando-se nas cores, móveis e adornos já existentes, é possível escolher uma maneira prática de dar um up no visual do seu dormitório. 

Para facilitar sua decisão, preparamos um post cheio de ideias incríveis para deixar o seu quarto mais divertido e charmoso! Acompanhe!

1. Decoração de cabeceira da cama com quadros 

Se a cama já tem uma cabeceira (tradicional ou não) do seu agrado, concentre sua criatividade para dar vida à parede atrás dela utilizando objetos de decoração! 

São diversas opções para escolher entre quadros, molduras e pôsteres. Você pode usar apenas uma peça grande, duas de tamanho médio, várias pequenas ou, ainda, combinar tamanhos diversos. Elas podem ser iguais, parecidas ou totalmente diferentes — de acordo com sua preferência.

Alguns dos temas que podem ser considerados são: 

  • trechos de músicas; 
  • fotos do seu casamento; 
  • imagens de paisagens relaxantes; 
  • ilustrações divertidas ou românticas; 
  • molduras vazias pintadas da mesma cor ou em tons diferentes; 
  • frases inspiradoras ou que tenham algum significado especial para você. 

Para uma decoração mais moderna e contemporânea, analise a possibilidade de investir em esculturas de parede. Elas estão disponíveis em tamanhos, materiais, cores e formas variadas, conseguindo agradar a todos os gostos e bolsos.

2. Decoração de cabeceira da cama com tecido 

Caso não tenha uma cabeceira tradicional, ou se estiver em dúvida sobre mantê-la, há opções bem flexíveis. Entre elas está a decoração com tecido. 

Esse material pode ser usado para revestir uma cabeceira já existente ou para criar uma peça nova e exclusiva. Se você usa roupa de cama neutra, pode ousar um pouco mais na escolha da estampa. Por outro lado, usar um tecido mais básico na cabeceira, possibilita usar qualquer tipo de colcha ou edredom sem o risco de errar nas combinações.

Veja algumas opções: 

Madeira revestida 

Utilize uma placa de MDF com largura igual ou um pouco maior que a da cama. Se quiser, cole manta acrílica ou espuma para que ela fique macia ao toque. Posicione o tecido cobrindo toda a madeira e use um grampeador de estofamento ou cola para fixá-lo. 

Telas revestidas 

Utilize o tecido de sua preferência para cobrir telas de pintura em branco, usando cola branca de artesanato para fixar. Posicione-as lado a lado, como em um quebra-cabeças. Elas podem ser todas iguais ou revestidas com cores e estampas diferentes para formar um mosaico. 

Cortina na parede 

Instale um varão para cortinas em torno de 60 cm acima da altura da cama e pendure nele o tecido de sua preferência. Uma grande vantagem desse modelo é a possibilidade de trocar o tecido de acordo com a roupa de cama utilizada. 

3. Decoração de cabeceira da cama com pisca-pisca 

Os cordões com luzes não estão mais restritos à época natalina. Eles podem ser utilizados o ano inteiro para ornamentar seu quarto de maneira delicada e elegante. Enfeite uma cabeceira já existente ou coloque o pisca-pisca na parede, no formato que considerar mais interessante.

A utilização de lâmpadas na cabeceira pode substituir o uso de abajures ao lado da cama, o que é uma ótima alternativa para quem tem pouco espaço. Para esse caso, escolha um modelo com a opção de manter todas as luzes acesas. 

4. Decoração de cabeceira da cama com papel de parede

papel de parede na cabeceira

Quem procura praticidade e beleza pode apostar nesse material, aplicando-o apenas na largura da cama ou na parede inteira. O papel de parede também pode ser usado para substituir a cabeceira tradicional, realçá-la ou disfarçá-la.

A variedade de estampas e acabamentos disponível permite que esse material se adéque a qualquer estilo. Por exemplo: 

Escandinavo 

Estampas que reproduzam a textura de madeira, preferencialmente as brancas ou mais claras. 

Industrial 

Papéis que imitam o efeito do cimento queimado e as estampas de azulejos antigos. 

Romântico 

Listras em tons pastel (com pouco contraste) e fundos claros com rosas e flores delicadas. 

Tropical 

Qualquer estampa que remeta a florestas, como folhagens grandes, aves silvestres e flores. 

5. Decoração de cabeceira da cama com adesivos 

A fácil aplicação os tornam a melhor opção para quem gosta de mudar a decoração constantemente. Se a intenção é decorar a parede atrás da cama, há diversas opções de formatos e temas como mandalas, árvores, arabescos, letras japonesas, animais, mapas, etc.

Como substituição das cabeceiras tradicionais, o adesivo é uma opção moderna e inusitada que funciona tanto na forma figurativa — com a reprodução do contorno de uma cabeceira clássica — quanto na abstrata — com a imitação de um skyline, por exemplo.

Aplique-o diretamente na parede ou sobre uma placa lisa de MDF, pintada com a mesma cor e tonalidade da parede para realçar o desenho do adesivo

6. Decoração de cabeceira da cama com pallets 

Ótima opção para substituir as cabeceiras tradicionais, os pallets podem ser utilizados inteiros ou desmontados. Com peças pequenas, é possível fazer um mosaico alternando-os entre as posições vertical e horizontal.

Independentemente da opção escolhida, faça o revestimento que mais combinar com sua personalidade. Algumas alternativas são: 

  • manter o acabamento original e apenas proteger com verniz; 
  • aplicar um desenho de mandala com a técnica de estêncil; 
  • colar peças de renda sobre toda a peça ou formando desenhos;
  • cobrir com tecido (único ou variado, para um efeito de patchwork); 
  • pintar com uma cor vibrante, que destaque a cabeceira; ou 
  • usar um tom neutro para integrá-la delicadamente ao ambiente. 

A vantagem de desmontá-los para fazer um painel plano é eliminar os espaços vazios do pallet, que podem dificultar a faxina devido ao acúmulo de poeira.

Usando a criatividade e um pouco de dedicação e capricho, a sua decoração de cabeceira da cama será única e totalmente de acordo com o seu estilo, deixando o seu quarto mais aconchegante, elegante, vibrante, divertido ou o que mais você preferir.

Gostou das nossas dicas sobre decoração de cabeceira da cama? Já decidiu em qual vai se inspirar para decorar o seu quarto? Compartilhe suas ideias com a gente aqui nos comentários!

Conheça a loja

Escrito por QCola