Elegante e acolhedor

Saber por onde começar com certeza é a parte mais difícil na hora de decorar um quarto para um bebê, ou criança. Pode ser elegante sem deixar de ser acolhedor, precisa ser fácil para sofrer adaptações, afinal, eles sempre crescem!
Pensando nisso, planejar um quarto funcional, com móveis que venham ter um bom tempo de uso e vida útil dentro da sua decoração é fundamental.

E com todas as discussões em relação a identidade de gênero, hoje em dia, aquele discurso que quarto de menina tem que ser e quarto de menino tem que ser azul está ultrapassado. Fugindo do tradicional a tendência Candy Colors, tem tomado conta das lojas de decoração, com a base de cores em tons mais claros, como o próprio nome em português já diz “cores doces“ e que ficam lindos em quartos de bebê. Os tons mais conhecidos como, o amarelo camomila, lilás claro, o verde fantasma, rosa e o azul bebê.
Por transmitirem calma e tranquilidade, os tons mais suaves são os mais indicados, podendo ser utilizadas de diversas formas: nos móveis, objetos de decoração, nas cores das paredes, balanceando os tons junto com a temática do quarto, e a dica é escolher por temas que abrangem o universo infantil como um todo de forma lúdica.

E para te inspirar vai ai algumas dicas! ;D

Móveis
Os móveis devem sempre ser pensados tanto no conforto do bebê, quanto no conforto da mamãe e do papai, já que nessa fase os bebês ainda são muito dependentes dos pais. Além do berço, trocador de fraldas, armário, poltrona de amamentação, existem outros moveis que podem compor o espaço. E pensando nisso, utilize de móveis que possam ter uma característica funcional, facilitando no dia a dia.
Ao planejar um ambiente para bebês ou crianças, é aconselhável levar em consideração as adaptações que irão ocorrer gradativamente com o crescimento da criança, para que o berço dê lugar á cama e o guarda roupas possa ter mais espaço. Mas se ainda há móveis que possam ser reutilizados, a ideia é então pode ser repagina-lo, utilizando a técnica de envernizar, pintar  com cores neutras ou decorar com papel de parede.

Piso
Existem diversas opções para piso ao se pensar em decoração, mas a melhor opção pode ser aquela que lhe mais agrada. Por exemplo, um carpete, pode ser macio e alto para amortecer a queda caso a criança tropece, mas em contrapartida, é que o material pode sujar ou manchar facilmente e sua substituição caba sendo mais trabalhosa do que outros tipos de pisos. Pisos de madeira podem ser uma proposta atraente, embora exija uma manutenção frequente para manter sua aparência. Outra opção, é o piso laminado, com aparência mais moderna, porém é um piso frio e a alternativa caso queira aplicar esse tipo de piso é utilizar tapetes para que a criança possa caminhar sem calçados tranquilamente, e claro, combinando sempre com o tema e a cartela de cores da decoração.

Paredes
sem sujeira e facil de aplicar

A aplicação de Papel ou adesivos de parede, é mais fácil do que pintar sempre que quiser mudar as paredes, porque ao contrário da tinta, o Papel de Parede irá precisar desocupar todo o quarto pois não faz sujeira, não tem cheiro forte, e é muito simples de aplicar, e retirar quando for preciso. No caso do Papel de Parede no material de vinil auto colante, é só contar com a ajuda de um secador de cabelo em potência máxima, para que a cola derreta e o papel saia completamente, sem que danifique a sua parede!
Mais uma das vantagens do Papel de Parede é que você encontra em diversas estampas divertidas, já voltados nos tons de Candy Colors, como:  chevron, bolinhas,animais, estrelas, nuvens e listras e etc.
Mas caso você já tenha uma parede de uma cor que te agrade, pode compor a sua décor com Adesivos de Parede, tão fáceis quanto os Papéis de Parede na hora da aplicação, é só escolher o tema, e comprar os kits de adesivos no tamanho e quantidade que quiser!

Decoração
De modo geral a decoração de um quarto de bebê, não se baseia apenas em quadros, ou bichinhos de pelucia, existem diversos acessórios e móveis de decoração que são mais funcionais, como:

Mesa de apoio: é importante que tenha no quarto um lugar para apoiar objetos que são necessários no dia a dia da mãe, como um jarro e um copo de água, relógio, abajur, chupeta, ou eventuais mamadeiras. É legal também incluir um espaço para um pequeno aparelho de som, incluindo musicas suaves no momento que irá por o bebê para dormir.
Cortinas: As mais comuns são em tecidos como voal, aqueles mais fininhos, que dão todo um charme e elegância ao ambiente, são fáceis de lavar e não precisa passar. Outra opção, para ambientes onde o sol tende a ser mais forte, são as cortinas com tecidos mais encorpados como algodão e sarja, que também podem ser lavadas em casa, mas precisam ser passadas.
Cortinado ou Mosqueteiro: Para proteger os bebês das picadas de insetos, quando ainda não se pode passar pomadas ou cremes na pele, pode-se utilizar dos mosqueteiros ou cortinados. No momento da compra do berço, verifique se ele tem o varão para colocar o mosqueteiro, caso não tenha pode-se instalar um suporte no teto mesmo para que possa utilizar.

Após escolher a decoração funcional, comece a pensar na decoração com o tema do quarto do bebê, aposte em quadros, móbiles ou objetos que sejam pontos de luz com cores mais fortes ou tom sobre tom, que serão a peça chave do restante da décor.
Espelhos são legais quando o bebê já está com pouco mais de um ano, para que ele possa se ver e interagir com ele mesmo. Já existem no mercado espelhos que são de um material que não estilhaça, como por exemplo o espelho de acrílico em diversos formatos é só escolher o que combina mais com o tema da sua décor.

Agora que já aprendeu como utilizar a palheta de cores Candy Color e deixar o quarto do bebê mais funcional, é só praticar as dicas! 😉
Curtiu o post? Aproveita e compartilha com seus amigos nas redes sociais!

Conheça a loja

Escrito por QCola