Como utilizar a psicologia das cores

Muitos não percebem, mas escolher as cores da decoração da casa é de fundamental importância. São elas que dão a primeira impressão quando alguém chega ao local, por isso, a seleção deve ser feita com muito cuidado.

E, quanto a isso, um ponto muito importante a ser destacado é que os tons das tintas não são essenciais apenas pela parte estética. Na verdade, as cores também influenciam o nosso estado de espírito, alterando o nosso humor e, em alguns casos, até abrindo o nosso apetite.

Então, para que garantir que o lar estará sempre aconchegante e favorecendo o bem-estar de todos os moradores, é preciso estar atento à energia que cada coloração vai agregar ao lugar que mais gostamos de passar o tempo.

Para te ajudar nisso, no nosso post de hoje daremos algumas dicas de como utilizar a psicologia das cores na casa. Então acompanhe e confira!

As cores mais indicadas para cada ambiente

Amarelo

O amarelo é aquela cor que traz mais vida, descontração e luz ao local. Sua vivacidade tem a ver com o sol, e o seu significado é a prosperidade e a felicidade. Sem dúvida, uma boa opção a ambientes de uso comum e que promovem a confraternização, como salas de estar, cozinhas, varandas e hall de entrada.

Azul

O azul significa tranquilidade e harmonia, representando o céu, o mar e o infinito. Assim, é o mais indicado para decorar os lugares que se escolhe para relaxar.

É é também uma cor que ajuda a aumentar a produtividade, sendo indicada em escritórios e salas de estudo. Nesse caso, uma dica é utilizar os tons de azul mais claro em cômodos menores, pois isso dará uma sensação de amplitude e suavidade ao local.

Branco

Por ser versátil e combinar com qualquer coloração, a cor branca é a mais preponderante em todas as outras escolhas para a pintura da residência — nem que seja usada somente em um único local.

Aliás, como a sua característica mais importante é a paz, sua escolha sempre remete a pensamentos positivos, independentemente de qual local for aplicada. E ela exprime também pureza, limpeza e a espiritualidade.

Assim como o azul mais claro, quando utilizada em espaços menores essa cor traz uma sensação de extensão ao lugar. Um tom bastante utilizado atualmente é o chamado off white — uma cor entre o branco e o bege — capaz de trazer um aspecto mais acolhedor à casa.

Laranja

O laranja é uma cor que representa a criatividade, a determinação e o sucesso. E, por ser uma fusão do vermelho com o amarelo, esse tom traz uma energia renovada aos ambientes.

Nesse sentido, uma excelente opção é utilizá-la em salas de jogos infantis, pois estimula a criatividade nas crianças. Também é muito empregada em áreas onde existe muita circulação de pessoas, como escritórios, cozinhas conjugadas com a sala e áreas externas.

Preto

Geralmente, o preto está associado ao poder e à sofisticação. Quando empregado na decoração, ele traz aquela sensação de mistério — sem contar que possui um brilho especial, não é?

Uma boa escolha é utilizá-lo em ambientes mais íntimos, como salas de TV. Porém, ele também fica muito elegante quando é misturado com outras cores em locais como cozinhas e banheiros, por exemplo.

Verde

Como sabemos, o verde simboliza a natureza, o frescor e a fertilidade, trazendo sempre uma sensação de segurança emocional e aconchego. Pode ser utilizado nos seus mais variados tons em vários ambientes, como salas, cozinhas e escritórios.

Inclusive, uma tendência de pintura para as paredes neste ano de 2017 é a cor verde limão — um tom bastante divertido, que alegra o astral de qualquer lugar. Ideal para aquele ambiente que, muitas vezes, passa despercebido.

Vermelho

O vermelho significa força, poder, paixão, e é uma cor é extremamente intensa no campo emocional. Ela é capaz até de aumentar o apetite — e a prova disso é que os alimentos nessa cor estão sempre presentes em pratos dos chefes de cozinha mais famosos.

Também, há quem diga que o vermelho aumenta o metabolismo corporal. De toda forma, com moderação, essa cor combina em quartos de casais, salas de TV e áreas externas.

Violeta

Geralmente, a cor violeta está relacionada à calma e à paz exterior. E é muito utilizada na medicina, pois tem um efeito sobre a mente que ajuda a tranquilizar pessoas que sofrem de problemas mentais como a ansiedade e o estresse.

Além desse efeito emocional, o violeta é um tom muito sofisticado, por isso, é sempre usado com muito requinte nas decorações. De fato, uma cor perfeita para todos os ambientes — todavia, deve ser utilizada com parcimônia, para não sobrecarregar o ambiente.

Rosa

O rosa simboliza a ternura e o amor. Popularmente, essa cor é muita usada em quartos de meninas e adolescentes, mas, devido às suas várias nuances, pode casar bem em todos tipos de ambientes.

Marrom

Sempre com um aspecto mais rústico, o marrom simboliza a natureza, a terra, e significa solidez e estabilidade. Sem dúvida, um tom que combina em diversos lugares e pode ser misturado com outras cores.

A única precaução a se ter, contudo, é de utilizá-lo moderadamente, para não escurecer demais o ambiente.

A psicologia das cores e o papel de parede

A psicologia das cores e o papel de parede

Depois de ver todas essas coisas, vale a pena considerar outra forma de aplicá-las além da tinta. E uma excelente opção são os papéis de parede: além de deixarem a casa mais charmosa, eles são mais fáceis de aplicar.

Existentes em diversas estampas e modelos, eles sugerem várias possibilidades de decoração, dando um toque moderno e alegre às residências. Agora, se ainda tiver alguma dúvida na hora de escolher entre a tinta ou o papel de parede, saiba que é possível conciliar as duas opções!

Em lugares mais baixos, onde é necessário lavar, é possível usar a tinta epóxi — tinta impermeável, que possui maior resistência e não prejudica a cor. Já na parte de cima, pode ser utilizado o papel de parede.

Enfim, as cores são mesmo muito significativas na vida das pessoas. Existem até alguns estudos que apontam que, quando alguém olha para uma cor de que gosta muito, essa pessoa fica mais otimista e se sente mais confortável com a vida!

Portanto, na hora de definir as cores para a sua casa, faça uma pesquisa e descubra quais são os tons que combinam mais com a sua personalidade e estilo de vida.

E aí, gostou do nosso post sobre a psicologia das cores? Agora, aproveite para nos seguir no Instagram e Facebook, e fique por dentro de mais dicas como essas!

 

Conheça a loja

Escrito por QCola