O uso de listras na decoração podem deixar o ambiente mais descontraído e podem ser usadas em alguns truques como deixar lugar parecendo visualmente maior, dando maior amplitude ou mesmo o inverso, deixando o ambiente parecer menor. E a criação de efeitos visuais é só mais uma das vantagens do uso de listras!
Não tenha medo de usar listras, elas podem ser usadas na vertical, horizontal e diagonal. Mas não há padrão que define como devem ser, você pode encontrar listras mais finas ou mais grossas, regulares ou irregulares, tudo depende da ideia que você tem para o ambiente.
No quesito de cores também não há limitações, você pode encontrar cores mais fortes e vibrantes ou tons mais neutros e suaves, também existem opções cheia de cores que são bem diferentes e que podem ser o destaque na sua decoração!
As listras são muito versáteis e podem ser usadas em papéis de parede, na estampa de sofás e almofadas, móveis e objetos de decoração. Elas podem ser marcantes ou mais discretas, apenas para dar um toque.
Fique atento para não usar listras tão fortes em locais que você possa ficar olhando por muito tempo, como atrás da TV ou em frente a cama, pois se forem usadas listras intensas podem acabar cansando a vista de quem olha.
É fundamental conhecer bem o ambiente antes de aplicar as listras na decoração para que não fique sobrecarregado, saber usar corretamente e a favor da sua decoração são coisas que você vai aprender aqui!

Listras na decoração: Como usa-las?
Você pode não perceber, mas as listras acabam guiando seu olhar pelo ambiente, isso acontece de forma inconsciente, mas acontece! Então se você quer chamar atenção para algo específico as listras na decoração serão sua aliada.
As listras diagonais dão movimento, se o que você quer chamar atenção á um móvel, as listras podem ir em direção à esse móvel, e assim deve ser feito com qualquer parte que ache mais especial e queira atrair os olhares.
Misturar as listras com outras estampas podem acabar em boas combinações e deixa o ambiente mais alegre e moderno.
Esse mix de estampas pode ser exatamente o que você quer destacar também! Mas é preciso ter muito cuidado para que fique equilibrado e não estrague o que você planejou.

Sensação de amplitude
Listras verticais
Esse tipo de listra é muito boa para se usar em papéis de parede para fazer o pé direito parecer mais alto, mas também podem fazer o ambiente parecer mais estreito, então é preciso ter bom senso para não exagerar pois seu uso pode acabar deixando tudo pior.
As listras irregulares podem ser uma opção para ficar mais dinâmico e não criar um padrão que dê a impressão de encolhimento horizontal. Também podem ser usadas em apenas alguns detalhes, como um quadro grande, por exemplo.
As cores também são importantes escolhas, pois devem estar de acordo com o restante da decoração para não entrar em conflito e deixarem a vista de quem está no ambiente cansada e os móveis tem que seguir a mesma tendência.

Listras horizontais
Assim como as listras verticais dão a impressão de que o lugar é mais alto, o uso de listras horizontais fazem o ambiente parecer mais amplo, e em compensação o pé direito parece mais baixo. Cada listra tem uma finalidade, muito cuidado para não confundir!
Cores muito fortes em listras horizontais podem parecer sufocantes no ambiente, mas elas podem dar a sensação de jovialidade e descontração. Se o intuito não for esse, prefira cores mais neutras, que sejam mais clássicas e que possam ser usadas na forma de “tom sobre tom”.
No mais, devem ser seguidas as mesmas dicas do uso das listras verticais.
Listras misturadas a outras estampas
É preciso ter um pouco de ousadia para apostar nessa mistura, mas é possível misturar listras com outras estampas na decoração! Se você quer a descontração das listras junto a um clima mais romântico, opte por incrementar o ambiente com estampas florais!
Listras e bolinhas dão um ar contemporâneo e jovem ao ambiente e a mistura fica perfeita em salas, onde você pode receber pessoas em um ambiente mais alegre. E sempre tenha atenção em relação às cores escolhidas para uma não atrapalhar a outra!
Listras e estampas geométricas podem deixar uma atmosfera mais futurista e criar efeitos interessantes deixando o ambiente mais moderno. Para não ter erro, repita as cores ou use tons próximos nas duas estampas, como uma cor mais escura e outra mais clara.
A repetição de cores nas estampas que são diferentes fazem com que elas combinem e criem uma familiaridade entre si, pois assim elas têm algo em comum e fica mais fácil para combinar as listras com outra estampa sem erro.

O uso das listras coloridas
As listras coloridas podem ser o grande destaque na sua decoração e trazer muito mais vida ao ambiente! Além das dicas que já foram dadas anteriormente em relação ao cuidado com o uso das cores, lembre-se que nem tudo são regras.
Algumas combinações podem parecer assustadores em algumas situações, mas ficam interessantes em outras. Se a decoração do ambiente for toda com tons mais neutros, como os móveis e objetos mais clean, um papel de parede listrado e colorido deixa tudo mais divertido e quebra a seriedade do lugar.
Essas listras podem ser utilizadas em todos os ambientes, na sala, quartos, cozinha e até mesmo no banheiro! Não precisa ser uma parede inteira com listras coloridas, alguns detalhes já bastam. Podem ser objetos mais discretos ou maiores, um móvel reformado e estampado, um tapete embaixo da mesinha de centro da sala, não faltam sugestões para você usar listras sem medo!
Se ainda assim você tiver dúvidas, faça pesquisas sobre o assunto ou procure um profissional, ele vai ter ideias adequadas e pensadas exclusivamente para você e sua casa, sem riscos que você fique insatisfeito no final. Escolha as listras e tonalidades que mais agradam e mude totalmente a decoração da sua casa!

Conheça a loja

Escrito por QCola