prepare a casa

A magia das festas de fim de ano começou a invadir as vitrines. Chegou o momento de parar para pensar em como fazer decoração de Natal de maneira criativa e econômica, preparando a casa para receber amigos e familiares com ambientes cheios de luz, elegância e aconchego.

Para ajudar você nessa tarefa, selecionamos algumas ideias para garantir o clima de festa com ornamentações especiais que podem ser feitas por você, sem complicações. Confira!

Planeje cedo como fazer decoração de Natal

Para economizar nas compras de materiais e ter tempo hábil para confeccionar novas peças para sua decoração natalina, é preciso planejar-se com antecedência. Por isso, é importante reservar um momento para observar sua casa e imaginar como quer que ela esteja durante as festas do fim do ano.

Tire fotos da casa com o celular e meça os cômodos para calcular a colocação de objetos maiores. Observe o que você já tem de disponível dos Natais anteriores e o que pode ser utilizado ou reaproveitado. Não se esqueça também de fazer uma lista com os itens que devem ser adquirido ou confeccionados, assim você não corre o risco de comprar itens errados, desnecessários nem repetidos.

Que tal aproveitar também para dar uma cara nova a algum cômodo? Uma boa mão de tinta ou a aplicação de papel de parede são opções práticas e que fazem toda a diferença. Nada melhor que tornar sua casa ainda mais aconchegante.

Faça suas próprias guirlandas artesanais

Dê boas-vindas aos seus convidados com guirlandas feitas por você. Elas podem ser confeccionadas com itens prontos — disponíveis em lojas de artigos para artesanato — ou improvisadas.

Use bastidores de bordado, arame ou galhos secos como base e ornamente com retalhos de tecido, laços, botões e fuxicos, aproveitando também enfeites antigos que não serão utilizados na árvore de Natal. A maioria desses itens você encontra em lojas de produtos para artesanato.

Comece enfeitando as portas e janelas

Se a ideia é uma decoração de Natal encantadora, portas e janelas não podem ser esquecidas. Além das tradicionais guirlandas, sua porta pode ostentar um bonito laço na maçaneta ou um adesivo temático.

Janelas de vidro também podem receber adesivos. Existem no mercado imagens simpáticas do Papai Noel e até estampas que imitam a neve caindo. Suas janelas têm persianas? Não se preocupe! Pendure meias, bolas decorativas ou bonecos de pano e sua noite.

Espalhe o pisca-pisca por todos os cantos da casa

A iluminação é um dos detalhes mais importantes da decoração natalina e um item indispensável são os pisca-piscas. Inove esse ano e traga mais luz e encanto para outros espaços da sua casa. Veja onde mais você pode utilizá-los:

No hall ou varanda

O local é tradicional, mas a ideia não. Imite um céu estrelado pendurando os cordões de luz próximo ao teto de forma desordenada. Se o hall for pequeno, potencialize o efeito cobrindo o forro com adesivo, cartolina ou tecido escuro.

Como luminária

Enrole o pisca-pisca dentro de uma garrafa ou vaso translúcido, deixando para fora apenas o plugue de energia. Essa luminária inusitada fica ótima sobre um aparador ou em mesinhas ao lado do sofá. Durante a ceia de Natal, ela pode ficar nas mesas de doces, substituindo as velas.

Na parede

Use os cordões de luz para fazer desenhos ou escrever palavras com o auxílio de pregos e ganchos. Se preferir não furar as paredes, utilize pedaços de fita adesiva transparente.

Complete a iluminação com velas

Inserir velas na decoração é outra forma prática de incrementar a iluminação da noite de Natal. Posicione-as em pontos estratégicos como as mesas de centro, de apoio e de jantar e nas bancadas da cozinha ou do lavabo.

Atente-se para escolher modelos de castiçais que sejam adequados ao tamanho delas e deixe as chamas longe de tecidos, plásticos e outros materiais inflamáveis para evitar incidentes.

Customize objetos que já tem em casa

Para uma decoração mais personalizada e original, embeleze os itens que já estão disponíveis na sua casa. Enfeite as cadeiras com laços de tecido e incremente vasos, copos, bandejas, espelhos e garrafas com adesivos ou pinturas especiais.

Você também pode aplicar motivos natalinos em porta-retratos, capas de almofada, fronhas, colchas de cama, toalhas de mesa, panos de cozinha e cortinas antigas.

Aproveite artigos naturais para decorar a mesa

Sementes, galhos, pinhas, folhas e flores formam ótimas combinações com bolas de Natal, velas, fitas e outros artigos. Monte os arranjos sobre bandejas, pratos ou dentro de vasos transparentes (de vidro ou acrílico) e os utilize como centro de mesa.

Outra opção é incrementar terrários já montados com enfeites natalinos — sem exageros para não prejudicar as plantas, claro.

Monte uma mesa de frutas caprichada

Optar pelas frutas da estação diminui o custo da feira. Entre as que têm colheita na época de Natal estão abacaxi, ameixa, banana-prata, cereja, damasco, figo, kiwi, lichia, maçã, manga, melancia, melão, pêssego, romã e uva.

Encante seus convidados montando esculturas e oferecendo-as com cortes especiais, em palitos e taças. Também vale completar a mesa com frutas caramelizadas, nozes e castanhas.

Reinvente a árvore de Natal e surpreenda

Você também pode inovar na montagem da sua árvore de Natal, utilizando materiais e formas inusitadas com efeito surpreendente. Dê uma olhada em algumas alternativas:

Galhos ou pedaços de madeira

Se você tem animais de estimação, crianças pequenas ou pouco espaço disponível, uma boa solução é tirar sua árvore do chão. Separe galhos ou pedaços de madeira de tamanhos variados e organize-os do menor para o maior, formando o desenho de um triângulo na parede. Fixe-os com parafusos, pendure os enfeites e luzes e, voilà, sua árvore estará pronta.

 

Quadro

 

Para diminuir a quantidade de furos, outra ideia para colocar sua árvore na parede é montá-la sobre um quadro de cortiça. Você pode cobri-lo com um tecido de sua preferência antes de colocar os enfeites ou deixar a cortiça aparente, para um visual mais rústico.

 

Fotos

 

Quer uma árvore de Natal única e cheia de significado, para emocionar sua família e amigos? Escolha fotografias tiradas com sua família durante o ano, imprima e cole na parede com fita dupla-face, formando um triângulo. Complete a decoração com um pisca-pisca, lacinhos de fita e uma estrela no topo.

 

Adesivo

 

Para quem é adepto do estilo minimalista, a melhor opção é o adesivo — seja de uma árvore de Natal propriamente dita ou em uma forma abstrata (como utilizando apenas círculos coloridos). Além de poupar espaço de armazenamento durante o ano todo, não acrescenta nenhum trabalho à sua rotina de limpeza.

 

Caixotes

 

Por outro lado, se você tem espaço disponível e vontade de surpreender, monte uma pirâmide com caixotes de madeira (na cor natural ou pintados com tinta spray) e preencha-os com caixas de presente, bonecos, luzes e outros elementos natalinos. Assim, você terá uma árvore de Natal cheia de personalidade enfeitando sua sala ou varanda.

Com essas ideias de como fazer decoração de Natal, você deixará sua casa ainda mais bonita e pronta para receber convidados. Afinal, a magia do espírito natalino está em confraternizar e compartilhar bons momentos com quem amamos, não é mesmo?

Agora que você já sabe como arrumar sua casa para o Natal, assine nossa newsletter e receba mais ideias e dicas de decoração diretamente no seu e-mail!

Conheça a loja

 

Escrito por QCola