Otimize espaço na sua varanda

Você tem aquele espaço perfeito para descansar, apreciar a vista ou se reunir com amigos e familiares, mas não sabe como decorar varanda? Ideias simples podem causar um grande efeito e alguns toques na decoração podem otimizar o espaço e tornar sua varanda super acolhedora!

Quer saber mais? Acompanhe este texto e conheça 8 dicas para decorar a sua varanda.Confira!

1. Aplique tijolos aparentes

Uma tendência bastante interessante para as varandas é aplicar tijolinhos à vista ou um revestimento de cimento queimado. Ou, simplesmente, optar pelo concreto aparente. Essa é uma das características mais marcantes do estilo de decoração industrial, que combina acabamentos irregulares dos ambientes com uma decoração sofisticada.

Quando você harmoniza uma parede mais rústica com elementos decorativos que suavizam a rigidez das estruturas, você consegue criar um ambiente moderno e aconchegante ao mesmo tempo.

2. Aposte em um papel de parede

Tijolos aparentes ou outro tipo de revestimento podem exigir uma instalação que esteja fora do seu orçamento. Ou, talvez, você apenas não esteja disposto a encarar o transtorno de uma obra. Para esses casos, uma ótima saída é apostar em papéis de parede que apresentem esse tipo de textura. A gama de modelos disponíveis no mercado é enorme e, com um pouco de cuidado, você mesmo pode fazer uma instalação impecável e sem bolhas.

Uma dica é buscar o papel de parede na textura de cortiça, aquela presente nas tradicionais rolhas de garrafa de vinho. Esse tipo de textura vai deixar sua varanda com um visual bem interessante.

3. Instale quadros na parede da sua varanda

Geralmente usados nos quartos e na sala de estar, os quadros podem fazer toda a diferença na decoração de sua varanda. Fotos com belas molduras, posters e pinturas irão fazer do ambiente um espaço para expor lembranças de família ou encantar os visitantes com as cores e formatos dos desenhos.

Uma recomendação é fazer uma composição de quadros que tenham molduras mais leves e que combinem entre si. Não se pode misturar formatos de molduras de diferentes formas e cores. A tendência é deixá-las padronizadas com tonalidades e arranjos semelhantes.

4. Considere o potencial decorativo das plantas

Ideias simples com um grande efeito

Muitas pessoas acabam ignorando o poder que as plantas exercem na decoração da varanda. Elas trazem mais vida, garantem a sustentabilidade da residência e são ótimos elementos de ornamentação.

Nesse sentido, a ideia é criar jardins verticais. Eles podem ser compostos por diversas plantas que se alinham com o estilo decorativo da casa. Por exemplo, se você tem uma casa mais clean, é recomendável usar palmeiras e samambaias para contrastar. Elas deixam a varanda com uma cara mais tropical.

Mas se você prefere uma decoração de área externa mais rústica, aposte em cactus. Essa planta é de fácil manutenção e dá um toque exótico ao ambiente, sem perder a elegância.

Se a sua decoração for oriental, invista em bambus, juníperos e azaleias. Você pode, por exemplo, fazer uma cerca de bambu para ligar o jardim à casa.

Para instalar os jardins verticais basta providenciar uma estrutura de madeira ou pallet e pendurar os vasos com ganchos. Varie a altura de acordo com o tipo de planta ou com o tamanho dos vasos. Desta forma, a varanda da sua residência vai ficar com um aspecto mais alegre.

5. Invista em móveis planejados

Na varanda sempre tem um cantinho que sobra e que, aparentemente, não tem como ser preenchido. Para resolver isso, você pode recorrer a uma empresa que disponibilize móveis planejados que atendam à sua demanda por medidas específicas. Ou você pode procurar por móveis prontos que encaixem nos espaços vazios de sua varanda.

Há no mercado, por exemplo, banquetas confeccionadas em aço carbono e acabamento em pintura epóxi. Essas características garantem maior durabilidade diante aos fatores ambientais nos espaços externos, como exposição ao sol ou à chuva.

6. Aproveite a versatilidade de móveis funcionais

Os móveis funcionais são essenciais tanto para resolver espaços pequenos quanto para tornar a decoração mais versátil. Você pode utilizar móveis com mais de uma utilidade como, por exemplo, um armário que serve de mesa lateral, uma poltrona caso não haja espaço para um sofá ou um futon sobre pallets ou deck de madeira. Esses e outros móveis funcionais vão dinamizar o espaço da sua varanda.

Também vale a pena apostar em mesas e cadeiras dobráveis. Elas serão usadas quando necessário, mas podem ser recolhidas se você quiser abrir uma pequena pista de dança na varanda. Você também pode instalar ganchos nas paredes, caso queira pendurar alguns móveis que não estiverem em uso.

7. Faça da varanda um prolongamento da sua residência

Integrando a varanda

Pensar na decoração dos cômodos de uma residência de forma individualizada pode parecer uma boa ideia. No entanto, para quem já possui uma certa unidade na decoração de todos os ambientes da casa, a varanda não pode fugir disso. Neste sentido, integrar a varanda com o restante da casa é o mais recomendado.

Faça da varanda um prolongamento do resto da casa e utilize os mesmos acabamentos da sala de estar ou cozinha para decorar esse ambiente. Não deixe de considerar também a semelhança entre a paleta de cores, os móveis dos ambientes internos. Deixe bem nítido que a sua ideia foi deixar toda a residência com o visual unificado.

8. Deixe a varanda ser um espaço de relaxamento

Quer fazer de sua varanda um lugar de descanso? Então instale uma rede ou uma espreguiçadeira. Decore com móveis confortáveis, cores serenas, espaço para velas protegidas do vento e materiais naturais Aproveite sua varanda para construir um refúgio para relaxar e escapar de um dia a dia atribulado!

A varanda é um ambiente divertido, que abre as portas de sua casa para o mundo lá fora e amplia a sua visão sobre a cidade em que você vive. Vale a pena dedicar um pouco de atenção para transformar esse ambiente em um lugar único e especial para você!

Nossas dicas ajudaram você a descobrir como decorar varanda? Quer ficar sabendo sobre outros assuntos e maneiras de decorar a sua residência? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

 
 Conheça a loja
Escrito por QCola