Decorando quarto menina

Um dos grandes prazeres ao se descobrir que um bebê está a caminho é a oportunidade de planejar e decorar o seu quartinho. Como mães e pais amorosos, pensamos e cuidamos de cada detalhe para que tudo fique perfeito. Mas então o seu bebê, num rompante, cresce e se transforma em uma linda menina independente e com seus próprios gostos.

Chegou a hora de dar uma nova cara àquele lindo quartinho de bebê e aprender, em um outro momento delicioso, como decorar quarto de menina.

Se você é mãe ou pai de menina, sabe que essas pecinhas alegram nossas vidas e trazem muita luz para a casa. Então, que tal demonstrar um pouquinho desse amor criando um quarto que ela vá adorar? Afinal, nada melhor do que ver o brilho nos seus olhinhos pela felicidade de ter um cantinho confortável e aconchegante só para ela. E você sabe que é esse brilho no olhar que aquece nosso coração.

Acompanhe este artigo e descubra algumas dicas que podem ajudar na hora de construir o quarto da sua menina!

Coloque a criança para participar

O primeiro passo, e um dos mais importantes, é colocar a criança para participar da decoração do próprio quarto. Afinal, ela já tem gostos e preferências bem particulares e que devem ser levados em consideração.

Pergunte a ela sobre o tema do quarto e de quais cores mais gosta. Pode ser um quarto romântico, esportista ou talvez mais fashion. Leve-a para escolher alguns itens — ainda que você prefira escolher os mais caros e permanentes — e peça sua ajuda na hora de organizar os objetos. Acredite, ela ficará radiante por ter participado da construção do seu cantinho e terá muito mais gosto pelo quarto.

Cuide apenas para que esse gosto não seja pautado por um personagem animado muito específico, por exemplo. Uma vez que a criança cresça, poderá perder o interesse pelo personagem e a decoração também perderá seu encanto.

Escolha e harmonize as cores

roxo ou violeta

Ao pensarmos em uma cor para quarto de menina, inevitavelmente nos vem à cabeça o rosa. Muito associado à decoração desse ambiente, o rosa não precisa ser, entretanto, a cor principal do quarto. Você pode combiná-lo com outras cores e deixá-lo apenas nos detalhes. E que tal substituir o rosa por roxo ou violeta?

Ainda que nada exija que o quarto de menina seja rosa, pode ser que a criança prefira essa cor. Nesse caso, você pode optar por trocar o rosa suave de um quarto de bebê pelos tons mais fortes. Agora, cuidado com cores muito fortes e vibrantes nas paredes, como pink e laranja. É preferível que esses tons fiquem apenas nos detalhes, como nos objetos e móveis, pois não são bons para um ambiente de relaxamento como o quarto.

Nas paredes, prefira tons mais suaves e neutros, como off-white e bege. Esses tons transmitem tranquilidade e harmonizam mais facilmente com a decoração. Além disso, podem permanecer no quarto mesmo enquanto a criança cresce, diminuindo a necessidade de trocar a decoração com o passar do tempo. Por isso, também é uma boa ideia investir em móveis brancos, por exemplo.

Outra cor que dá bastante certo em quarto de menina é o amarelo. Combinado com o rosa, as duas cores levam modernidade e vibração ao ambiente, deixando tudo mais divertido.

Você pode também deixar as paredes com um tom neutro e decorar apenas uma delas com listras, adesivos ou papel de parede. Com diversas opções de estampas, o papel de parede pode dar o tom da decoração, com figuras pequenas e delicadas, para um ambiente mais clássico, ou cores vibrantes e figuras grandes, para um estilo contemporâneo.

Abuse dos itens de decoração

Perfeito para um ambiente feminino, os elementos decorativos podem dar charme e muito brilho ao quarto. Espelhos, abajures, quadros, bonecas e ursos de pelúcia são ótimos para preencher espaços e dar vida ao quarto.

Coloque tapetes e outras peças felpudas — ou de poliéster com pelo curto, para evitar alergias — pelo ambiente. Eles aumentam a sensação de aconchego e trazem calor ao cômodo. Tapetes em vinil colorido e com desenhos, por sua vez, deixam tudo mais descontraído.

Coloque também cortinas nas janelas. Você pode optar por uma decoração clássica ou romântica, com cortinas de chiffon, seda ou linho, ou então por uma decoração moderna, com persianas estilo rolô ou blecaute.

Objetos com babado, pelos, brilho… Tudo é permitido na decoração de um quarto de menina. Agora, o cômodo não precisa ser cheio de florezinhas para ficar bonito. Só depende de mostrar a personalidade da criança.

Planeje a disposição dos móveis

Quartos de crianças em geral precisam ter espaço para que elas possam brincar e trazer amiguinhos. Assim, busque não ocupar todo o ambiente com móveis e objetos de decoração.

Para otimizar o espaço, você pode substituir as cômodas por uma penteadeira cheia de gavetas. A cama também pode ter gavetas extras ou ser um modelo do tipo baú, para guardar cobertores e roupa de cama no interior. É importante que ela tenha o tamanho e a densidade do colchão certos.

Dividir o quarto em setores pode ajudar a criança a entender para que serve o ambiente. Por exemplo, você pode criar uma área de brincar no quarto, com os brinquedos e espaço suficiente para a bagunça e grandes caixas ou organizadores para que a criança guarde tudo quando acabar.

Em outro canto, crie uma área de estudos com uma escrivaninha e material de desenho. Na área da cama, deixe almofadas e tapetes fofos para que a criança saiba que ali é um espaço para descansar e relaxar. Dessa forma, com vários setores bem claros no quarto, a criança tem acesso a tudo o que precisa para desenvolver suas capacidades e se distrair.

Todas essas dicas podem ajudar você a ter inspiração sobre como decorar quarto de menina. Entretanto, a melhor dica que podemos lhe dar é: curta cada momento da decoração com sua filha e transforme esse momento em uma oportunidade de aprendizado e de estreitamento de laços com a criança. Ter um ambiente bem decorado e do jeitinho que a criança gosta pode ser muito bom, mas no fundo o que importa é ela saber que seus pais a amam de todas as formas.

Agora, que tal descobrir ainda mais dicas com o nosso guia para criar um ambiente incrível no quarto dos seus filhos?

 

Conheça a loja

Escrito por QCola