Menos é mais

Ultimamente, a decoração minimalista vem ganhando muito destaque quando o assunto é definir uma linha de decoração para o lar. O estilo que segue a linha do “menos é mais” tem inúmeras características que encantam quem preza pela elegância aliada à simplicidade. 

O minimalismo tem muita relação com valorizar a funcionalidade e a praticidade, ou seja, apenas o essencial de cada ambiente. Portanto, nada de inúmeros objetos decorativos e mobília desnecessária.

Você se identificou com o estilo? Continue lendo o post e aprenda a criar uma decoração minimalista no seu apartamento!

Conheça a base da decoração minimalista

Se existe uma palavra que define esse estilo é simplicidade. Optar pelo minimalismo é optar por manter apenas o essencial para o dia a dia, ou seja, aquilo que torna a rotina e as atividades mais práticas. Afinal, quem não precisa disso?

Uma forma de entender na prática é analisar a quantidade de móveis e objetos desnecessários que se acumulam dentro de uma casa. Quantos deles realmente têm um papel definido? Pouquíssimos.

A proposta do minimalismo é se desfazer de tudo o que não é essencial, tornando o ambiente mais leve e, de fato, com mais utilidade.

Comece praticando o desapego

É natural o acúmulo de muitos objetos — decorativos ou não — ao longo da vida. Contudo, para um ambiente minimalista, é preciso quase se desfazer de tudo isso. O que não é útil não deve ocupar muito espaço — essa é a proposta. 

Isso não significa que todas as lembranças de viagem, fotos de família e outros objetos precisem ser colocados no lixo. Basta criar um espaço apenas para essa finalidade. 

Quanto aos móveis, o desapego é importante. Se não oferece praticidade pode ser interessante trocá-lo por outro que agregue mais de uma função, por exemplo.

Aposte nos móveis com design simples

Na escolha da mobília há uma regra principal: o móvel não pode dificultar as tarefas diárias, tampouco bloquear o espaço livre. Por isso, os chamados móveis inteligentes são tão comuns no minimalismo, já que normalmente têm mais de uma função.

Como exemplo desse tipo de mobília podemos citar a cama futon, que é o clássico sofá-cama. Além de funcional, proporciona conforto. Já os bancos que se transformam também em mesa podem ser uma ótima opção para a área de lazer externa. 

Além disso, a mobília deve ter linhas retas e sem elementos decorativos — lembra do “menos é mais”? Isso faz com que as peças combinem entre si e transformem o ambiente em um cômodo elegante e harmônico. 

Saiba quais são as cores ideais

Aqui o segredo é manter a linha leve com o uso de cores neutras e sóbrias. Sabe aquela história de usar a psicologia das cores? Ela se aplica nesse caso, pois os tons principais (mais claros) são suaves, característica também comum ao minimalismo. 

Branco, marfim, bege e cinza são ótimos exemplos. A dupla branco + preto também é clássica e responsável por um ambiente elegante e luminoso. Fique longe apenas de cores muito extravagantes, como roxo, vermelho, rosa etc. 

Apesar de o objetivo ser a simplicidade, sempre há mais de uma cor no ambiente. Sendo assim, é ideal buscar quase uma monocromia, sempre trabalhando na mesma paleta de cores e tons. 

Invista em elementos estratégicos

Um dos grandes segredos ao inserir elementos na decoração minimalista é verificar antes a função deles. Elementos que ajudem na organização, por exemplo. Se a função está bem clara, é hora de partir para o material, bem como para a definição das cores. 

Vidro, madeira, cromado, inox, mármore e granito são exemplos de materiais bastante usados, tanto em elementos estratégicos quanto em bancadas e alguns móveis, por exemplo.

Nas cores, o ideal é não fugir dos tons suaves (mesclados com algumas cores sóbrias, como acontece com o branco e o preto), mantendo sempre a uniformidade, tanto nesse quesito quanto nos materiais. 

Escolha corretamente cortinas, tapetes e almofadas

Nesses momentos surge a pergunta: o objetivo não é manter apenas o essencial? E a resposta é “sim”, mas há uma explicação para as cortinas, tapetes e almofadas. Além da praticidade, o minimalismo propõe também o conforto. Dessa forma, esses itens se encaixam muito bem nesse tipo de decoração.

O único cuidado deve ser relacionado às cores e estampas. Priorize os tecidos com cores lisas, sóbrias e neutras.

Mas lembre-se sempre: é preciso estar em harmonia com o restante do cômodo. Procure trabalhar sempre com os mesmos tons ou cores, o que vai proporcionar um conforto visual imenso. 

Alguns tecidos rústicos, principalmente os feitos de linho, funcionam muito bem na proposta do minimalismo. Uma dica é usá-los como peça de destaque nos ambientes. 

Valorize a iluminação natural

Se possível, permita o máximo de iluminação natural dentro do seu apartamento, bem como valorize essas entradas de luz.

A iluminação transmite ainda mais sensação de conforto ao cômodo, além de ser uma ótima alternativa para economizar na conta de luz. 

Libere espaço

Uma das grandes características do minimalismo é o espaço. Por manter apenas o essencial nos cômodos, o espaço de circulação aumenta. Sendo assim, priorize móveis com mais de uma função, a fim de liberar espaço, e se desfaça de objetos que apenas ocupam lugar em cima de móveis e ao lado deles. 

A amplitude que o ambiente ganha quando se libera espaço é enorme. E isso também vale para os ambientes integrados, que podem parecer ainda maiores e mais arejados. Essa dica se aplica do banheiro ao quarto dos filhos, ou seja, todos os ambientes se beneficiam com esse espaço livre para circulação. 

Uma decoração minimalista é, definitivamente, muito mais que uma entre tantas tendências na decoração. Por ter como objetivo a união da elegância com a funcionalidade, os benefícios vão muito além de um espaço simplesmente bonito.

Conforto, funcionalidade e leveza são apenas alguns dos muitos benefícios que o minimalismo oferece a quem se rende a ele. 

E você, o que achou da decoração minimalista? Deu vontade de incorporá-la ao seu apartamento também? Compartilhe o post nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a conhecerem essa forma de deixar a casa ainda mais especial!

 

Conheça a loja

Escrito por QCola