Decoração é uma paixão que ao adquirirmos queremos fazer em todo o momento, porém não é sempre que pode ser feito com tudo que desejamos, por isso é importante que valorize a decoração no seu cantinho de estudo conforme pode e de acordo com seu gosto.
Isso além de ser uma tarefa harmônica, se torna mais vantajoso quando colocamos a mão na massa, vamos ver alguns métodos que são econômicos e que você mesmo pode fazer!

Para iniciarmos algumas dicas de como é possível valorizar a decoração no seu cantinho de estudo e ser uma ação prazerosa e sem grandes gastos, devemos ter em mente que não precisamos fazer tudo de uma vez e ainda podemos reutilizar alguns móveis de outra maneira.
É muito importante que o seu cantinho de estudo transmita a paz que você precisa para estudar, o ambiente precisa estar propício para o aprendizado. Mas não se preocupe, você não precisa necessariamente quebrar paredes ou fazer grandes alterações para ter um cantinho de estudos a sua cara. Basta investir na decoração correta que tudo fica perfeito.

Como escolher a decoração no seu cantinho de estudos

Na hora de escolher a sua decoração você precisa pensar em objetivos que além de bonitos sejam práticos para você. Todos os móveis precisam refletir a sua personalidade, mas também precisam atender a sua necessidade. Justamente por isso separamos algumas dicas de como escolher os móveis para te ajudar.

Mesa de estudos

A mesa de estudo não precisa ser mudada ou trocada por outra com mais estilo, podemos simplesmente redecorar a mesa com coisas que possuímos, como por exemplo, podemos pegar uma mesa de madeira e pintá-la ou ainda fazer decapagem.

O ideal é que a sua mesa seja mais larga para que possa comportar bem os livros que você utiliza, outro ponto muito importante é que ela seja mais alta. A questão da altura da mesa é muito importante. Porque ajuda também a deixar o ambiente mais arejado, uma vez que possibilita a passagem de ar por debaixo da mesa. Caso você já tenha uma mesa com gaveteiro a decoração fica ainda melhor, você pode aproveitar e fazer um efeito espelhado nas gavetas, isso vai fazer com que você aumente a classe e deixe o ambiente mais sofisticado.
Outra dica é para mesas que não são de madeiras ou similares, a dica é para usar objetos como luzes de natal em volta da mesa, colagem de pedras com cola quente, decoração com cola quente, moldagem com fitas e papeis e ainda tintas especificas.

Essas dicas podem ajudar a melhorar o ambiente e assim melhorar a descentralização de coisas em cima da mesa.

Parede

Papel de parede

Na parede para quem não quer ou ainda não tem a possibilidade de fazer a pintura, uma ótima pedida são os papeis de parede, pois decora sem sujeira, é prático e valoriza muito o seu cantinho de estudos.

É importante lembrar que quanto mais trabalhada queremos a parede mais eficaz ficará o papel de parede, uma vez que nessa opção você conta com uma economia na relação de preço e uma gama de opções enormes e quase infinitas.

Decoração em geral

Quando estamos trabalhando com a decoração de qualquer parte da casa, temos que ter em mente, qual vai ser a função social daquele cômodo, para que possamos valorizar aquele ambiente da melhor forma possível.
Assim, a função social do cantinho de estudo é a manter-se em um determinado período em foco com os estudos, por isso é importante arrumar esse cantinho nos seguintes moldes:

  • Manter um ambiente mais claro e ventilado: Isso pode ser adquirido com a posição do local, afinal seria melhor que o cantinho de estudo ficasse próximo às janelas, mas não acima das mesas para não criar distrações;
  • Usar decoração que traga um ar sofisticado e ainda caseiro, isso pode ser alcançado com uso de materiais claros e de papelaria, por exemplo: post-it; abajur; divisores de mesa; dispenser de lixo (que você mesmo pode fazer); e etc.
  • Abuse da claridade, já apontamos que a luz é importante, mas saiba que é essa que te mantem desperto e ainda coloca em sua mente que aquele momento é o de estudo ou trabalho;
  • Seja criativo, a criatividade nesse momento pode fazer uma caixa de madeira (aquelas que nunca damos valor) se transforme em um baú cadeira, apoio de pé ou uma mesa para colocar objetos.

Outro ponto importante sobre a decoração no seu cantinho de estudo é de sempre mantê-lo em sintonia com você e em plena ordem.
Vamos dividir essa remodelagem de decoração em duas partes:

  • A primeira: decidir o que mudar. Aqui precisamos definir o que quer ser mudado, quanto pretendemos gastar e qual objetivo que queremos alcançar;
  • E a segunda: colocar a mão na massa. Não tenha medo e nem preguiça de fazer as coisas, o que importa nesse momento é o resultado final. 

Por fim, é importante colocar um ponto que ninguém valoriza, mas é de suma importância ao cantinho do estudo é a cadeira, não podemos deixar tudo organizado e colocar a cadeira da cozinha, isso vai destoar e ainda perder tudo o que você conseguiu criar no ambiente. Uma dica muito usual é que você pode fazer sua própria cadeira ou ainda renovar sua antiga, usando apenas pano e uma almofada, a costura pode ser feita a mão e quanto mais criatividade conseguir nesse momento, mais a finalização do seu projeto vai ser aproveitada.

Agora que já conseguiu criar um ambiente para o seu cantinho de estudo e que ainda mantém a autenticidade da pessoa que criou, é só aproveitar para ter aquele tempo de qualidade com os livros. 😉

Conheça a loja

Escrito por QCola