10-itens-de-decoracao-essenciais-para-a-sua-casa

Escolher os itens de decoração é uma das partes mais gostosas de cuidar da casa. Eles têm o poder de transformar cômodos simples em lugares sofisticados e alegres dependendo dos objetos escolhidos. 

Pensar na sua personalidade é o primeiro passo ao eleger as peças que darão vida aos ambientes. Pessoas com gostos mais jovens e descolados, por exemplo, devem escolher decorações coloridas e com um design moderno. 

O mais importante é deixar a imaginação fluir. Muitas vezes, aquela peça que está encostada no canto do seu quarto pode se tornar um lindo item de decoração se for repaginada.

Além disso, não é preciso gastar rios de dinheiro para ter uma casa aconchegante e bonita. Objetos simples e baratos, como os papéis de parede e as almofadas, podem fazer uma grande diferença! 

Para te ajudar, separamos 10 itens de decoração que não podem faltar no seu lar. Anota aí!

1. Papel de parede

Papel de parede

Se o seu objetivo é mudar completamente o visual de sua casa gastando pouco, os papéis de parede são excelentes opções. Além de embelezarem os ambientes, eles podem dar a sensação de que um cômodo é maior ou menor, dependendo do modelo e da estampa.

O legal é que os papéis de parede não fazem sujeira, são fáceis de aplicar e ainda possuem uma infinidade de cores e estampas para escolher. Antes de eleger o material do seu papel, a dica é observar o ambiente onde ele será colocado.

Banheiros e cozinhas, por exemplo, devem receber revestimentos mais duráveis. Nesse caso, o papel de parede vinílico é a melhor opção. Lavável, ele é feito de PVC e é muito resistente à umidade.

2. Almofadas 

Baratas e funcionais, as almofadas são itens de decoração que não podem faltar em nenhuma casa. Um ambiente neutro e sem graça pode se transformar completamente com um pouco de almofada colorida.

A dica é comprar várias capas, de diferentes estampas e cores. Desse modo, basta trocá-las quando enjoar e quiser mudar a decoração. 

3. Espelhos decorativos 

Espelho decorativo

Engana-se quem pensa que os espelhos servem apenas para os quartos e para os banheiros. Investir nesses itens em outros ambientes pode ser de grande utilidade. Primeiro, porque sempre que quiser dar uma espiadinha não precisará sair de onde você está.

Segundo, porque eles têm a função de ampliar o local onde são colocados, tornando-se ótimos objetos para cômodos pequenos. Além disso, os espelhos são excelentes itens para a decoração de uma casa. A dica é investir em molduras, como as no estilo vintage.

4. Quadros e pôsteres 

Poster adesivo

Há muito tempo os quadros são usados como objetos de decoração. Mas, hoje, eles estão repaginados, ganharam cores, texturas e desenhos diferentes. Por isso, são ótimas opções para dar vida às paredes neutras.

Considerados como uma espécie de variação dos quadros, os pôsteres viraram os objetos queridinhos dos amantes de decoração. Atualmente, existem lojas que comercializam várias ilustrações por um preço bem em conta. 

5. Vasos e plantas

Se dispostas em vasos adequados para a sua sobrevivência, as plantas naturais embelezam, alegram e perfumam a casa. Mas vale lembrar que cada espécie exige cuidados especiais. Para ambientes internos, o ideal é optar por plantas que não necessitem de muita luz.

Outra opção mais fácil de manter é dispor vasos coloridos e decorativos, mesmo sem plantas, em móveis da casa. Além de proporcionar charme ao ambiente, a ideia ressalta as tonalidades da decoração.

6. Coleções de objetos 

Quem nunca teve uma coleção? Pode ser de bolinhas de gude, tampinhas de cerveja, bichinhos ofertados por fast-food… O fato é que quase todo mundo já guardou objetos e não soube o que fazer com eles depois.

Pois saiba que as coleções podem se tornar interessantes itens de decoração. Você pode colocar os objetos em estantes ou nichos de parede, em vasos de vidro, no criado-mudo ou onde mais a imaginação mandar!

Se ainda não possui nenhuma coleção, uma ótima dica é começar a guardar as lembrancinhas de suas viagens. Chaveiros, ímãs e outros itens podem mudar algum cantinho de sua casa.

7. Cortinas

Além de impedirem que os raios solares entrem no ambiente, as cortinas podem equilibrar a decoração e garantir um visual requintado e aconchegante.

Apenas tenha cuidado ao escolher o material e a estampa do tecido. Lembre-se de que a peça deve estar em harmonia com o restante do ambiente: cor da parede, móveis, outros itens de decoração etc.

Também é importante ficar especialmente atento à escolha do material usado em alguns cômodos, como a cozinha. Por ser um local onde há acúmulo de gordura, é preciso escolher modelos práticos e fáceis de limpar.

8. Abajures 

Que o abajur é um ótimo acessório decorativo ninguém duvida. O que muita gente não sabe é que ele é o grande responsável por tornar um ambiente mais aconchegante. 

Sua luz amarela na altura dos olhos é capaz de evidenciar detalhes e cores da decoração. Além disso, a sua iluminação difusa cria diferentes cenários em um mesmo ambiente.

9. Tapetes 

Além de serem lindos objetos de decoração, os tapetes têm algumas funcionalidades. Dependendo de seu posicionamento, eles delimitam ambientes e facilitam o posicionamento de móveis.

Ao escolher o modelo ideal, é preciso levar em consideração em qual ambiente da casa a peça será colocada e como é a rotina da família. Isso determina, por exemplo, se o material deve ser mais resistente, macio ou fácil de limpar.

10. Móveis coloridos 

Queridinhos de 10 em cada 10 pessoas apaixonadas por decoração, os móveis coloridos são sinônimo de luxo e modernidade. Mas, isso não quer dizer que você deve sair correndo para pintar ou trocar todos os móveis de sua casa.

O interessante é manter uma decoração neutra e apostar em apenas um ou dois móveis coloridos por ambiente. Isso já é suficiente para garantir uma decoração moderna e alegre.

Móveis antigos ficam especialmente lindos quando possuem cor. Por isso, não é preciso investir tanto. Vale a pena repaginar alguns mobiliários esquecidos de sua casa ou então adquirir uma peça em uma loja de móveis usados.

Esperamos que o nosso artigo sobre os 10 itens de decoração que não podem faltar em sua casa tenha sido útil para você. Gostou do post? Compartilhe em suas redes sociais!

 

Conheça a loja

Escrito por QCola