como-os-pinguins-na-geladeira-conquistaram-os-brasileiros.jpeg

Os pinguins na geladeira são um dos mimos de decoração mais tradicionais das casas brasileiras. Eles fizeram muito sucesso nas décadas passadas (principalmente nos anos 60/70) e hoje são os queridinhos vintage de décor dos mais antenados e estilosos.  

Nas decorações mais ousadas e divertidas, eles saíram de cima das geladeiras e garantiram seu espaço na casa inteira. Agora, eles estão em canecas, saleiros, almofadas, adesivos de parede e geladeira, e onde mais a imaginação permitir. Mas você sabe a origem desse objeto tão querido?

Acompanhe o nosso post de hoje e entenda como os pinguins de geladeira conquistaram os brasileiros!

Eram usados para diferenciar as geladeiras

A origem dos pinguins de geladeira é bem curiosa. A versão mais conhecida é a de que, nos anos 1950, as geladeiras e armários de louça e dispensa tinham formatos e desenhos muito parecidos. Por isso, a Kelvinator (uma marca importada muito famosa na época) decidiu colocar alguns pinguins em cima dos refrigeradores.

O objetivo da marca era diferenciar as geladeiras e o sucesso foi muito maior do que eles haviam planejado. Ao comprar o equipamento, os consumidores ganhavam os pinguins como presente da loja, o que acabou levando o objeto a se tornar um ícone decorativo de desejo.

Todo mundo queria ter um pinguim na geladeira de casa!

A marca ficou tão associada ao animalzinho que, já recentemente, em 2005, fez uma ação promocional na Índia com o filme “Happy feet”, da Warner Bros, no qual o grande protagonista é um cativante pinguim dançarino.

Pinguins na geladeira são fáceis de encontrar

Com o sucesso dos pinguins de geladeira, as lojas pararam de distribuí-los como brinde e eles passaram a ser produzidos e vendidos como peças únicas. A partir de então, era muito fácil encontrá-los, praticamente, em qualquer tipo de comércio. Lojas de eletrodomésticos e decoração, feiras de rua, shoppings, atacadões… Eles estavam em todo lugar!

Hoje em dia, o pinguim continua sendo um queridinho na decoração. Com a internet, ele pode ser encontrado ainda mais facilmente, em diversos formatos e propostas diferentes. Muita gente garante o seu pinguim sem precisar, nem mesmo, sair de casa! Prático, não?

Hoje em dia ganharam uma roupagem moderna e divertida

Atualmente, o tema retrô tem tido bastante sucesso na decoração das casas mais antenadas. Por isso, depois de dar uma leve sumida nos anos 2000, os pinguins voltaram com tudo! Mas, para garantir o seu espaço nos ambientes mais modernos e bonitos, os animaizinhos do Ártico ganharam cara e roupa novas.

Para poderem propiciar um clima mais sofisticado ao ambiente, os pinguins ganharam ares lúdicos, mais modernos e ousados do que eram as versões originais. Além disso, também saíram de cima das geladeiras para enfeitar diversos objetos e cômodos da casa.

Podem ser usados em todos os ambientes da casa

Com a nova roupagem moderninha e em diversos formatos diferentes, os pinguins de geladeira conquistaram seu espaço em todos os ambientes da casa. Veja, abaixo, dicas de como incluir o pinguim na decoração!

Cozinha

A cozinha continua sendo o ambiente onde é mais fácil incluir o pinguim no décor. Além das versões tradicionais (em cima da geladeira) é bem fácil encontrar o estilo em utensílios domésticos variados, como é o caso das panelas e espátulas, por exemplo.

Nas versões ainda mais modernas, os pinguins podem ser usados em formato de adesivos. Assim, é possível estampar azulejos, paredes e, até mesmo, a própria geladeira. Esse tipo de aplicação é bem versátil, já que você pode trocar a estampa na hora que quiser, sem prejudicar a estrutura original.

Pinguim Adesivo

Banheiro

Pinguins na decoração do banheiro? Isso mesmo! Já imaginou juntar as escovas de dente com um casal de pinguins apaixonados? Fofo, romântico e de muito bom gosto! Eles também podem estampar a toalha das crianças, ou decorar o box do chuveiro. 

Outra maneira criativa de incluir os pinguins na decoração do banheiro é no porta-escovas de dente e na saboneteira, que podem ser no formato do bichinho ou tê-lo como estampa.  

Sala de jantar

Normalmente, a sala de jantar recebe uma decoração um pouco mais séria, mas isso não impede que os pinguins confiram um toque lúdico para o ambiente. Eles podem ser usados nos descansos de mesa, nos jogos americanos ou nos conjuntos de sal e pimenta. Com certeza, trará um chame especial que vai alegrar o cômodo e tornar o momento das refeições ainda mais prazeroso e divertido.

Quartos

Os pinguins também garantiram o seu espaço nos quartos de dormir, e não só nos ambiente destinados às crianças. Os adultos também podem (e devem) se divertir com esse ícone tão querido da decoração. Ele pode ser aplicado, por exemplo, nas roupas de cama e em quadrinhos ou adesivado nos espelhos. 

Outra maneira bem fácil de levar o pinguim de geladeira para os quartos é no formato de um bichinho de pelúcia.

Sala de estar

A sala de estar tem tudo a ver com os pinguins decorativos. Uma das melhores formas de incluí-los nesse ambiente é com almofadas, quadrinhos e pôsteres divertidos. Sua decoração vai ficar linda e bem antenada com as tendências! 

Deixam a casa mais aconchegante

Mesmo com os novos formatos, os pinguins de geladeira possuem algo que os fazem ser muito mais especiais que a maioria dos objetos de decoração. Eles carregam um pouco da tradição e da história das casas brasileiras e lembram o aconchego dos lares dos nossos pais e avós.

Afinal, além de ter uma decoração harmônica e bonita, uma casa precisa ter aquela cara de lar, não é mesmo? Com certeza, os pinguins trazem esse clima para o ambiente, além de serem muito divertidos e charmosos.

De uma ação promocional dos anos 1950, os pinguins na geladeira conquistaram seu lugar na casa (e no coração) dos brasileiros. Além deles, outros objetos também são típicos da decoração do nosso país, e trazem um charme a mais para a casa. Por exemplo, quem é que nunca se divertiu ao servir um suco fresco com uma jarra de abacaxi? E você, conhece mais algum? Qual o seu preferido? Compartilhe com a gente aqui nos comentários!

Conheça a loja

Escrito por QCola