Banner papel na cozinha boa opcao

O papel de parede para cozinha aparece como um grande aliado, quando queremos decorar ou redecorar esse cômodo. Além da infinidade de opções, que dão asas à nossa criatividade, a praticidade de sua aplicação e o custo reduzido em comparação a outros revestimentos são pontos a favor desse tipo de decoração.

Muitas dúvidas aparecem na nossa cabeça quanto ao uso desse item nesse cômodo. Será que papel de parede para cozinha é bom? Não estraga rápido? Que cores ou estampas posso usar? Vai dar trabalho para limpar?

No post de hoje nossa intenção é tirar algumas dessas dúvidas para convencer você de que utilizar o papel de parede na cozinha é uma boa decisão. Confira!

Características do papel de parede específico para a cozinha

A primeira dica tem a ver com as características que devem ser observadas ao adquirir o papel de parede. O tipo mais recomendado para ser aplicado na cozinha é o impermeável, lavável e de alta durabilidade.

Lembre-se de que a cozinha é um espaço em que mexemos com água e no qual sempre há respingo de substâncias (como gordura), por isso as características citadas anteriormente são essenciais para garantir que as manchas sejam removidas e para que a cor ou a estampa se mantenham por mais tempo.

Uma característica que costuma estar presente na maioria dos papéis de parede é o fato de serem antichamas, ou seja, se houver um incêndio na casa, o papel não vai contribuir para que o fogo se espalhe. Como na cozinha lidamos, constantemente, com fogo, é vantagem ter um papel assim, caso haja algum incidente.

Cores de papel de parede indicadas para a cozinha

Talvez uma das maiores vantagens de se usar papel de parede para cozinha seja a ampla possibilidade criativa. E é justamente isso que nos deixa com muita dúvida na hora da escolha. Há diversas estampas disponíveis, uma mais linda que a outra! As combinações de cores são fascinantes e é possível recriar texturas diferentes usando o papel de parede… Assim fica difícil escolher!

É claro que o estilo de decoração da casa e os móveis e objetos já presentes na cozinha vão influenciar muito isso. Se sua casa for mais rústica, por exemplo, talvez uma estampa de flores ou texturas que imitem madeira ou tijolo combinem mais. Se sua casa possui um estilo mais moderno, figuras geométricas ou lúdicas podem cair bem, o que inclui a possibilidade de usar adesivos também, e não apenas papel de parede.

Contudo, há algumas recomendações gerais que são mais adequadas à cozinha, quando se trata de estampas e cores:

  • Estampas: se você busca delicadeza e elegância, aposte nas florais. Para uma decoração mais neutra, o xadrez ou listrado, mesmo em cores fortes, são destaques positivos. Papéis de parede com receitas ou imagens do universo culinário despertam o apetite e dão um ar moderno ao ambiente.
  • Cores: combine sempre um ou dois tons mais quentes (vermelho, laranja, amarelo, roxo etc) com tons mais frios (cinza, branco, marrom, tons pastéis etc). Por exemplo: opte por um papel de parede com estampa azul e amarela para combinar com móveis marrons ou cinzas. Caso os móveis sejam coloridos, a cor do papel deve ser mais neutra.

Se você prefere cores fortes e quer usar mais delas na cozinha, opte por estampas menores que combinem diversas cores, mas que não causem muito impacto aos olhos. Não tenha medo de utilizá-las nesse cômodo, de acordo com o Feng Shui, técnica de decoração oriental que se preocupa em espalhar boas energias na casa por meio da decoração, é recomendável usar bastante cor na cozinha.

Como aplicar o papel de parede de forma prática

Pratica e economica

Ao contrário de outras técnicas de decoração, como pintura ou azulejos, colocar papel de parede é uma opção prática e econômica de renovar sua casa, além de não exigir muitos cuidados em relação à limpeza, pois consiste apenas em passar a cola e aplicar o papel.

Você mesma pode fazer isso, de forma que não vai ser necessário investir em mão de obra. Se a parede estiver bem cuidada, não é necessário lixar, basta colocar a cola e afixar o papel diretamente no local.

As dicas para o momento de aplicação do papel de parede são:

  • Prepare a superfície, assegurando-se de que esteja limpa, seca e lisa (uma ideia é limpar com álcool, caso necessário, pois ele seca rápido); se não estiver lisa, será necessário lixá-la, então cubra o piso com jornal para que o pó não diretamente no chão.. Se for usar adesivos para azulejos, também prepare a superfície. A aplicação de adesivos em azulejos é mais fácil, pois eles costumam ser autocolantes.

  • Antes de colar, com auxílio de fita-crepe, disponha o papel na parede para verificar a quantidade que será necessária para cobrir toda a superfície que você pretende decorar. Esse passo também ajuda você a se certificar de que a padronagem ficará “encaixada” de forma correta, se for preciso juntar mais de um pedaço do papel.

  • Use utensílios como espátula de silicone, rolinho de espuma, esponja ou pincel. A espátula e a esponja ajudam a alisar o papel para não criar bolhas de ar no momento de colá-lo na parede (se optar pela espátula, é importante sua extremidade ser arredondada para não furar o material). Já o pincel ou rolinho ajudam a aplicar a cola.

  • A cola costuma vir em pó e deve ser diluída em água, de acordo com a indicação da embalagem. Ela deve ser aplicada na parte de trás do papel, que será fixado pouco a pouco, até revestir toda a parede. Feito isso, aguarde a secagem completa, que costuma demorar 24 horas, antes de começar a encostar móveis ou pendurar algum objeto na parede.

Como cuidar do papel de parede para cozinha

A manutenção do papel de parede é muito fácil, uma vez que seja comprado o tipo recomendado para o ambiente. Para limpá-lo, de forma a remover manchas e gorduras, recomenda-se uso de pano branco de algodão umedecido com água e detergente neutro. Lembre-se de passar um pano seco em seguida, pois mesmo sendo impermeável o papel não vai resistir à umidade excessiva.

Pensando no ponto acima, é interessante evitar uso de papel de parede muito perto da pia, já que essa é a área da cozinha em que mais fazemos uso de água. Para que o papel tenha mais durabilidade, prefira colocá-lo em uma parede que não será exposta à umidade com frequência e na qual não serão encostados móveis ou utensílios pesados, que poderiam rasgar o papel.

Sentiu mais segurança para optar pelo papel de parede para cozinha? Quer mais ideias de decoração para sua cozinha? Então leia o nosso artigo com dicas para deixar sua geladeira mais estilosa!

 

Conheça a loja

Escrito por QCola