Mapa mundi

 

Para os viajantes de plantão, o mapa-múndi pode ser o símbolo de uma grande afeição. Se antes esse objeto era utilizado para guiar navegadores e exploradores na sua busca implacável por conhecer o mundo, utilizar mapas na decoração, hoje, pode trazer significados ainda mais importantes — como uma lembrança preciosa de uma viagem inesquecível ou a inspiração para um novo destino.

Agora, que tal aproveitar essa relíquia, que sobreviveu há tantos séculos e ajudou o homem a mudar o planeta, para transformar também a sua casa? Descubra algumas dicas imperdíveis sobre como utilizar mapas na decoração e tenha o mundo todo ao alcance das mãos.

Pendure mapas como quadros

Para começar, o modo mais clássico de se utilizar um mapa-múndi: pendure-o na parede. Não tem erro! Escolha uma moldura que adorne com o restante da decoração e faça do seu mapa o ponto focal do ambiente.

Os quadros oferecem a vantagem de ser muito fáceis de instalar. Basta um prego e um martelo, e pronto! Agora, caso prefira não furar a parede, você também pode dispor o mapa sobre a superfície com fita adesiva dupla-face.

Em conjunto com outros quadros ou como destaque do ambiente, ter um mapa como decoração na parede é puro charme. Aproveite para dar vida a um espaço esquecido da sala de estar ou, mesmo, para criar um clima no escritório. Ele também fica ótimo ao lado de estantes de livros.

Outra ideia é criar um mosaico por toda a parede com vários mapas de diferentes países. Pode ser daqueles que você já visitou ou que ainda pretende conhecer — vai da sua imaginação. Quer surpreender ainda mais? Ao pendurar os mapas, coloque pequenos objetos relacionados sobre eles, como um pequeno navio no oceano ou a miniatura da Torre Eiffel sobre a França, por exemplo.

Transforme mapas em papel de parede

Se um mapa pendurado já cria todo um charme, por que não colocá-lo em toda a parede?

Escolha papéis de parede no tema e cubra todo um lado do ambiente. Um mapa global dessas proporções, com certeza, dará outra cara para o cômodo. Mapas coloridos podem deixar o espaço mais moderno, combinando com os móveis da sala de jantar, por exemplo. Já, para ambientes mais neutros e discretos, opte por mapas em tons terrosos e de uma única cor.

Agora, caso não queira cobrir a parede com papel, é possível optar também pelos adesivos de mapa-múndi. Para isso, pinte uma parede com uma cor forte e aplique o adesivo em um tom contrastante. O ambiente ficará moderno e bem sofisticado.

É possível, ainda, fazer um trabalho de patchwork: cole diversos mapas na parede, um sobre o outro, sobrepostos. O trabalho dará um ar mais descolado para o ambiente e um tom artesanal bem aconchegante.

Por último, caso tenha aptidão, você pode pintar um grande mapa em toda a parede. Uma ideia é projetá-lo com o uso de um aparelho multimídia e fazer os contornos com lápis. Depois, é só preencher com tinta e voilá: percorra o mundo todo em um passo.

Utilize mapas no mobiliário

Decore o ambiente com móveis e objetos que possuam a estampa de um mapa-múndi — essa é uma maneira menos óbvia de utilizar o item. Ele pode aparecer no forro de poltronas, no encosto das cadeiras, no tampo de um criado mudo. Caso não encontre nada do tipo, faça você mesmo: escolha um móvel de madeira e utilize a técnica de decupagem para colar o mapa sobre sua superfície. 

Opte por materiais alternativos

A ideia é a mesma do item anterior: fugir do óbvio. Que tal se, em vez de utilizar o mapa de papel, escolher um modelo de pano? O interessante é que você pode criar novos efeitos. Pendure-o na cabeceira da cama, por exemplo, deixando o tecido um pouco soltinho. O quarto ganha um ar descontraído e, você, uma cabeceira bem estilosa.

Outro exemplo é colocar painéis de madeira no formato de países na parede da sala de jantar, na sala de estar ou no escritório. O espaço ficará muito mais sofisticado e elegante, e a decoração ganhará um leve toque intelectual.

Escolha o modelo de acordo com o estilo do ambiente

variedade de mapas

Com tantos séculos de tradição cartográfica, é possível encontrar mapas-múndi de todos os tipos. Aproveite essa variedade para escolher aquele que combine perfeitamente com seu ambiente.

Mapas mais clássicos, no estilo vintage e com ares de relíquia, caem bem em uma decoração mais sóbria e discreta. Por outro lado, modelos bem coloridos ou com toques de humor podem ajudar para um estilo despojado e divertido.

Você também pode colocar globos terrestres em estantes ou criados-mudos. Esses itens decorativos contribuem para dar um ar mais sério ao cômodo, indicando um local de leitura e estudo.

Faça dos mapas uma inspiração na decoração

Se, antigamente, os mapas serviam para guiar viajantes pelo mundo, hoje, eles podem ajudar a levar o mundo até os viajantes. Pendurar um mapa perto da cama ou de uma poltrona bem confortável pode render grandes momentos de inspiração. Afinal, não há nada como olhar diariamente para um local que você deseja conhecer e fixá-lo como meta.

Se colocado próximo de lembranças de outras viagens, um mapa pode ajudar ainda a contar uma história. Pode ser o folheto de uma agência de viagens, bilhetes de trem ou o ticket de entrada de um museu — o que vale é deixar as recordações por perto e sempre recordar-se daqueles dias memoráveis de aventura.

Portanto, misture itens de lugares que já conheceu, marque no mapa aqueles que ainda quer conhecer e dê um destaque ao conjunto. Além de objeto de decoração, o mapa, com certeza, pode servir como uma ferramenta de incentivo para suas próximas viagens.

Seja para navegar por oceanos desconhecidos, explorar montanhas distantes ou apenas vislumbrar o mundo no conforto no sofá da sala, os mapas-múndi sempre tiveram muito a oferecer. E agora que você já tem diversas ideias sobre como utilizar os mapas na decoração da sua casa, que tal colocar a mão na massa e começar a escolher alguns adesivos para sua parede? Confira nosso site e descubra, você também, um novo mundo de inspiração!

Conheça a loja

Escrito por QCola