Inspiraçao e Personalidade

Quem não quer viver em um local cheio de inspiração e personalidade? Com a ajuda de ideias simples é possível realizar o sonho de ter um ambiente como você sempre quis. É o caso do pôster vintage, um recurso acessível, versátil e super autêntico. 

Antigamente chamados de cartazes e com mera função informativa, hoje os pôsteres adornam ambientes internos com muito estilo. Além de terem um grande valor estético para o design atual, possuem o papel de transmitir mensagens e criar novas atmosferas nos lugares onde são aplicados. 

Os pôsteres vintage são caracterizados por apresentar temática de épocas passadas, sejam filmes, música, propaganda, moda e outros diversos temas. Podem ser aplicados em qualquer tipo de ambiente, possuem formato retangular e são quase sempre usados na vertical.

Para os mais nostálgicos, os pôsteres vintage podem remeter a recordações marcantes como uma cena inesquecível do cinema. Suas imagens lúdicas e muitas vezes curiosas também podem refletir a admiração dos moradores por alguma frase, ídolo ou ilustração antiga. Por esse motivo é que transmitem tanta personalidade na decoração.

Se você gosta da ideia, mas ainda têm muitas dúvidas sobre como usá-los, continue lendo o nosso artigo para aprender a decorar a sua casa com pôster vintage.

Escolhendo o pôster vintage

Uma dica ótima para começar a escolher o seu pôster é ter em mente as cores e tons que imagina para ele. É preciso levar em conta o ambiente onde será colocado, mas também a sensação que se deseja passar e, obviamente, seu gosto pessoal.

Se for usar mais de um pôster no mesmo lugar também é preciso avaliar se as cores combinam entre si e se as estampas estão harmônicas quando analisadas em conjunto.

Tome cuidado para não usar pôsteres muito diferentes e aleatórios, causando a impressão de ambiente bagunçado e poluído visualmente.

Quando se trata de qual tema e imagem escolher é simples: basta lembrar de tudo aquilo que gosta, desde suas músicas e filmes preferidos, até os desenhos e referências que você mais ama!

Os pôsteres com imagens de grandes cidades do mundo geralmente trazem um ar mais minimalista para o ambiente e podem deixar seu espaço discreto, mas não menos charmoso. O uso de paisagens e animais remete a aconchego e tranquilidade.

Mapas podem representar sonhos de conhecer lugares onde você ainda não esteve e deixar clara a sua paixão por grandes aventuras. Quadrinhos resgatam lembranças gostosas da infância, enquanto cinema e música revelam suas preferências mais pessoais.

Definindo os temas por ambiente

Uma das grandes vantagens dos pôsteres é que eles podem ser instalados em qualquer lugar da casa devido a sua fácil aplicação. E pensar nos cômodos onde eles ficarão e nas características que cada espaço possui também pode ajudar você a escolher o pôster que irá utilizar.

Para a cozinha você pode optar por pôsteres com temas relacionados ao cômodo como os de propaganda de alimentos, bares e restaurantes. Já na sala de TV você pode usar reproduções de cartazes antigos do cinema. O quarto pode conter uma bela ilustração ou frase romântica.

Usando molduras no acabamento

Molduras, acabamento

Uma das vantagens dos pôsteres é não precisar usar molduras para a fixação, mas elas ajudam não só no acabamento, como também protegem o material por mais tempo. É possível transformar paredes inteiras sem gastar muito utilizando apenas cartazes estampados com belas molduras.

Para escolher uma moldura não é preciso seguir nenhuma regra. Você pode optar por molduras simples, em cores neutras, coloridas ou apostar em opções mais detalhadas com arabescos e detalhes. Vai do seu gosto!

Explorando novas formas de fixação

Os mais modernos podem apostar em ideias que fogem do convencional para fixar os seus pôsteres na parede.

Você pode colar o seu pôster apenas com uma fita dupla face deixando o cartaz sem acabamento ou então usar washi tapes (fitas adesivas vendidas em uma infinidade de cores e estampas) à mostra formando efeitos diferentes.

Outra opção que estimula a criatividade é distribuí-los em prateleiras sobre os móveis. Que tal ainda brincar com um varal de pôsteres presos por mini pregadores ou segurá-los por pranchetas?

Montando uma galeria cheia de estilo

Utilizar mais de um pôster para montar uma bela gallery wall (parede galeria) também pode ser uma ótima ideia! Mas lembre-se que se você estiver combinando pôsteres de tamanhos e tons diversos em uma mesma parede é preciso tomar alguns cuidados.

Assim como na decoração como um todo, entre os pôsteres também é importante manter tudo dentro de uma mesma temática. Use um ponto de conexão entre eles que pode ser o tema, as cores ou elementos semelhantes.

Usando o vintage em outros elementos

A decoração vintage está com tudo nos dias atuais. Que tal aproveitar o momento e fazer um mix de estilos na sua casa em um determinado espaço? 

Cores neutras e sóbrias são a base da decoração contemporânea, o que é perfeito para inserir elementos vintage sem extrapolar na quantidade de informação do ambiente. Você pode, além dos pôsteres, por exemplo, colocar um aparador antigo na sala de estar.  

Abusando da criatividade

As possibilidades de decorar com pôsteres são infinitas. Pesquisar o que mais lhe agrada e mergulhar de cabeça no tema pode ser pra lá de divertido! A liberdade de escolha entre tantas variedades é um verdadeiro convite à imaginação.

Nunca esqueça que o grande diferencial do seu espaço é que ele deve ser único e só seu. Para isso, basta imprimir sua personalidade nos mínimos detalhes.

Na hora de começar a decorar a sua parede lembre-se de iniciar escolhendo o pôster que vai usar levando em consideração cores e temas desejados. Depois disso pense em como ele vai se comportar no ambiente onde será colocado e decida a forma que mais lhe agrada de fixação.

Tire proveito de recursos decorativos como as galerias e de outros itens vintage se quiser tornar o seu espaço ainda mais interessante.

Agora que você já sabe como decorar com pôster vintage, que tal receber mais dicas para valorizar ou transformar o visual da sua casa? Cadastre-se para receber a nossa newsletter e conferir outras ideias incríveis de decoração para o seu lar.

 

Conheça a loja

Escrito por QCola