Se você optou por portas de vidro na sua casa, certamente está procurando criar uma atmosfera elegante, moderna e requintada. Além de serem super funcionais — por permitirem que a luz natural chegue a mais cômodos e por propiciarem uma boa acústica aos ambientes, por exemplo — elas ainda podem ajudar a criar efeitos bastante interessantes nos ambientes. Uma maneira de criar essas diferentes sensações nos cômodos é utilizando adesivos para vidro na decoração.

Existem modelos das mais variadas formas, tamanhos, cores, padrões e texturas — que podem ser ajustados a vários estilos de décor. Por isso, no post de hoje, vamos te ajudar a entender melhor os tipos de adesivos existentes e como você pode usá-los para valorizar as portas e compor a decoração da sua casa.

Temos certeza de que, ao final, você vai estar cheia de ideias para deixar o seu lar incrível.

Está imperdível! Confira!

Por que usar adesivos nas portas vidro?

Os adesivos são um recurso muito interessante para compor qualquer decoração. Com eles, é possível criar espaços repletos de sofisticação, mas sem perder o toque de originalidade que eles devem ter de modo a transmitir a personalidade dos moradores. E isso ainda ajudando a reduzir a transparência do vidro, o que evita a perda de privacidade.

Outra vantagem dos adesivos é que eles não são uma interferência permanente nas superfícies em que são aplicados. Assim, se no futuro você desejar fazer mudanças na ornamentação, pode facilmente removê-los. Assim, você pode deixar a porta no estado original ou mesmo substituir o adesivo por outro que combine mais com a nova proposta.

Soma-se a tudo isso o fato de, mesmo com toda essa versatilidade, o custo desses adesivos ser baixo e a instalação bastante simples. Uma maravilha, não é mesmo?

Quais são os tipos de adesivos para vidro?

Facilmente aplicaveis

Antes de escolher o adesivo ideal para suas portas de vidro, é importante conhecer os tipos que podem ser encontrados. Assim, você poderá fazer uma escolha mais adequada aos seus objetivos.

Adesivo de vidro jateado

Se você tem ou pensa em por portas de vidro em quartos e banheiros, mas se preocupa com a privacidade que esses ambientes requerem, o adesivo jateado é a melhor solução nesse caso. Por ter aspecto fosco, ele impede a visibilidade, mas sem perder o aspecto translúcido, ou seja, ele deixa a luz passar.

Esse tipo de adesivo simula um efeito de vidro jateado, porém sem o inconveniente de ficar facilmente com marcas de dedos. Com uma instalação muito mais simples, é possível criar faixas, desenhos ou padrões com o adesivo ou inverter a ideia, cobrindo toda a superfície e deixando algumas partes vazadas, essas, sim, criando figuras.

Adesivos impressos

São aqueles associados ao uso com fins comerciais, quando, por exemplo, uma campanha publicitária é impressa em adesivo e cobre toda a superfície da porta, acabando com a visibilidade para o ambiente interno.

No entanto, não há nada que impeça que seja usado na decoração residencial, com a imagem impressa compondo o ambiente de forma bastante satisfatória. Podem ser impressas frases, paisagens ou até mesmo fotografias.

Adesivos decorativos

São artigos menores, facilmente aplicáveis por qualquer pessoa. Geralmente são encontrados em formatos de flores, borboletas e outros animais pequenos, além de formas geométricas, arabescos e frases. Eles não atrapalham a visibilidade, a não ser que todo o vidro seja coberto.

Adesivos microperfurados

São adesivos que possuem microfuros, permitindo alguma visibilidade do ambiente em ambos os lados. De um, tem-se a visão em alta definição da imagem impressa na película e vê-se pouco do que se passa atrás do vidro. Do outro, a imagem é vista com qualidade um pouco inferior (pois se trata do verso), mas com visão completa do que ocorre no outro ambiente.

Como usar os adesivos para vidros na decoração?

Agora que você já conhece os tipos de adesivo que você pode aplicar em suas portas de vidro, veja algumas dicas de como usá-los para fazer uma decoração incrível em sua casa.

1. Defina o estilo da decoração

Qualquer projeto de décor precisa ser antecedido de muita reflexão e pesquisa. Só assim o resultado final será harmônico e agradável.

Os adesivos devem compor o ambiente, integrando-se a ele. Por isso, definir o estilo da decoração é importante, pois, a partir disso, você poderá escolher também o estilo da película que utilizará.

2. Escolha a paleta de cores

Uma vez definido o direcionamento da ornamentação, é hora de pensar nas cores. Seus adesivos precisam conversar com o restante da paleta do ambiente. Para isso, leve em conta a psicologia das cores, bem como a harmonia entre elas.

Muitas vezes, a solução mais simples e segura — mas nem por isso menos graciosa — é optar por adesivos em cores neutras (como branco ou preto) ou, ainda pelos jateados.

3. Pense nos aspectos funcionais

Visibilidade

Quando falamos sobre os tipos de adesivos, mencionamos que alguns deles podem reduzir a visibilidade do vidro de um ambiente para o outro. Isso vai ser fundamental para cômodos como quartos e banheiros.

É interessante considerar também a integração entre os ambientes. Se, por exemplo, seu imóvel possui duas salas interligadas por uma porta de vidro, a escolha entre adesivá-la por completo ou usar apenas adesivos decorativos para orná-la vai influenciar no quanto esses dois espaços estão conectados.

4. Avalie a composição como um todo

A etapa final antes de adquirir seu adesivo é pensar na composição do ambiente. Harmonia é fundamental, vamos sempre repetir isso!

Se você optar, por exemplo, por adesivar uma porta inteira com um desenho de padrões geométricos, o que essa escolha vai trazer para o espaço? O adesivo será o elemento central, o destaque? Ou ele vai ser apenas mais um item que vai carregar o visual?

Avaliar o peso que cada item vai ter na composição do espaço — e isso inclui mobília, cores, revestimentos, texturas e também os adesivos — é importante para criar ambientes aconchegantes.

Os adesivos para vidro são realmente uma solução versátil para conquistar os mais diferentes efeitos na casa. Como você viu hoje, além de baratos e de fácil aplicação, a variedade de formatos, acabamentos e cores se adapta a qualquer estilo de decoração.

Já está pensando em como vai utilizá-los para dar destaque às suas portas de vidro e incrementar o décor da sua casa? Então dê asas à imaginação com os adesivos da QCola!

 

Conheça a loja

Escrito por QCola