Pontos Elegantes

Eletrodomésticos são uma prioridade para se ter uma casa funcionando — e a geladeira é um desses itens fundamentais. Só que, muitas vezes, necessidade e beleza não caminham de mãos dadas e acabamos com grandes máquinas que pouco, ou nada, têm a ver com a decoração do nosso lar, principalmente a cozinha.

O pior é quando, muitas vezes, as peças mais bonitas custam mais do que o orçamento disponível no momento, fazendo com que a optemos pelos “elefantes brancos”, funcionais e sem um pingo de beleza.

Diante disso, contudo, não é preciso se desanimar e pensar em “deixar como está”. Com um pouco de imaginação e materiais mais simples do que se imagina, é possível deixar a sua cozinha bastante estilosa e com a sua cara.

Sabe como? A resposta está nos adesivos para geladeira. Quer saber como eles podem contribuir para transformar os elefantes em pontos focais super elegantes? Confira!

A personalização da cozinha em alta

Nem todo mundo gosta de branco ou inox na cozinha. Por mais que sejam cores e materiais bastante básicos, há vezes em que eles causam um contraste indesejado na decoração do ambiente — além de emprestarem um ar muito sem graça. Quando a cozinha é integrada com a sala, parece que os eletrodomésticos viram o centro das atenções, como um chafariz em um jardim. Dependendo do modelo ou do estado das peças, a última coisa que você gostaria é que atraíssem tanto o olhar.

No caso dos refrigeradores, por terem uma área frontal grande e sólida com pouquíssimos detalhes, quaisquer amassado, ferrugem ou desgaste podem dar uma impressão errada do seu lar — enquanto você se esforça tanto para transformar em um ambiente requintado. E mesmo quando são novos, parece faltar aquele detalhe que personalize, transformando o item em parte do espaço.

A adesivação é um processo fácil, prático e barato para ajudar nessa tarefa. Ela pode ser feita com plástico adesivado (adesivos de vinil), encontrado em quase todas as papelarias, nos mais diferentes padrões e cores. Também, serão necessários: um bom estilete, tesoura afiada e fita métrica.

O que fazer com eles? Criar uma estampa ou padronagem!

Padronagens de adesivos para geladeira

pratico barato

Separamos, abaixo, algumas ideias de adesivos para geladeira, para te inspirar:

Padronagem geométrica

Padrões abstratos e geométricos vêm do início do século XX, como uma maneira de pensar o mundo como construções, em vez da representação de algo. Usando formas geométricas básicas (triângulo, quadrilátero, círculo) alinhadas, é possível criar lindas e elegantes composições.

Uma boa ideia é aplicar toda a paleta de cores da casa ou do ambiente, ou eleger apenas uma cor (básica, de contraste ou complementar), que se sobreponha de maneira interessante à cor da própria geladeira.

Listras: um clássico

Não é apenas nas roupas que as listras fazem sucesso. Adesivos para geladeira listrados, além de fáceis de fazer, ajudam a dar um charme especial à peça. Se a geladeira for branca, você pode optar pelo preto básico ou outras cores neutras. Mas, se a ideia é criar algo bem diferente, utilize um adesivo com estampa ou com cores metalizadas.

Você ainda pode fazer um jogo com larguras diferentes, ou usá-las em diferentes direções (vertical, horizontal, diagonal).

Cuidado na hora da execução: meça não apenas a largura das linhas como também entre as linhas — garantindo que elas fiquem bem paralelas.

Poás, polkadots ou bolinhas

Outra estampa que veio do mundo da moda é a de bolinhas: pequenas, médias ou grandes, aplicadas com ou sem padrão — o fato é que elas conferem um estilo único na hora de usar adesivos para geladeira.

Para executar a tarefa com facilidade e maestria, é possível usar um cortador de papel (se você tiver filhos ou sobrinhos, essa pode ser uma boa forma de passar o tempo com eles). Na hora de colar, é bom medir a localização das bolinhas para ter certeza de que elas obedecerão ao padrão desejado.

Outra forma de usar as bolinhas é para criar desenhos. Uma boa dica para achar muitos modelos prontos é buscar riscos de ponto cruz: cada cruz equivale a uma bolinha.

Chevron

chevron

Uma derivação das listras e parte da família dos padrões geométricos, o Chevron tem feito bastante sucesso na decoração nos últimos anos — em quadros, posters, almofadas, toalhas e lençóis. Por que não usá-lo também como adesivo para geladeira? O Chevron também é conhecido, em português, como espinha de peixe, por ser composto por listras (ou paralelogramos) em zigue-zague.

As dicas para a composição são as mesmas da padronagem geométrica e das listras. Se você está na dúvida de como executá-lo, uma dica é imprimir um modelo e usá-lo para riscar o adesivo antes de cortar.

Color block

Adesivos para geladeira não precisam ser apenas padrões reproduzidos. Você pode optar por algo simples, mas também super efetivo para dar um toque especial: o color block. A ideia é combinar cores vibrantes para chamar a atenção: vermelho e branco, pink e lilás, azul e amarelo, verde e laranja. Essa é uma boa opção, principalmente para quem busca uma decoração mais descolada e ainda não encontrou uma saída para o ar monótono da cozinha.

Se você for do tipo aventureiro das cores, pode, inclusive, pesquisar alguma produção do mundo da moda e aplicá-la no refrigerador.

Envelopagem

Em vez de optar pela elaboração de um padrão, outra solução em adesivos para geladeira são os que envelopam a peça, ou seja, cobrem toda a área da(s) porta(s) ou a geladeira inteira. Esses adesivos podem ser personalizados com fotos ou estampas diversas.

Você também pode fazer isso com o vinil, mas é preciso cautela: não realizar emendas na superfície e casar o padrão ou estampa de cada área, dando a impressão geral de continuidade.

Você também pode mesclar essa ideia com o color block, criando ou copiando uma composição que deixará o seu refrigerador com cara de obra de arte. Aceita uma sugestão? Mondrian é sempre um clássico!

Gostou de saber como usar adesivos para geladeira e deixar sua cozinha linda e com a sua cara? Mais simples e muito mais barato do que você imaginava! Quer descobrir outras formas de decorar o refrigerador? Clique aqui e descubra!

 
Conheça a loja
Escrito por QCola