Toque especial

Os adesivos de parede são uma alternativa com preço bem amigável para quem vai decorar a casa nova ou dar uma repaginada no ambiente. E quem gosta de um estilo mais conceitual pode apostar na tendência do momento: as estampas em arabescos.

Para dar aquele charme todo especial ao lar, a dupla adesivo de parede e estampa arabesca estão fazendo a cabeça de decoradores, arquitetos, designers e claro, de quem curte decoração.

Por isso, vamos dar dicas certeiras sobre como usar adesivo de parede arabesco em sua decoração e deixar a sua casa com tom de requinte e história. Adapte os arabescos ao seu estilo e solte a criatividade e a imaginação:

Entenda o que é o estilo arabesco

A estética arabesca tem origem bem antiga, e a sua sofisticação atravessou os séculos. O nome arabesco foi o nome dado pelos europeus ao estilo dos desenhos árabes; os árabes, por sua vez, inspiraram-se no período Helenista.

Por questões religiosas contidas no Alcorão, os povos que o seguem não podem fazer representações fiéis das formas da natureza, como flores ou pessoas. Desse modo, a junção de formas geométricas e de contornos indefinidos representa, de forma artística, a interpretação árabe do mundo, da natureza e do infinito.

Carregado de sentido histórico e religioso, os desenhos arabescos são bem mais que simples imagens: são elementos que simbolizam a conexão de mundos. Além de todo esse significado, compõem lindos e sofisticados projetos de decoração.

Conheça os adesivos de parede arabescos

Há uma infinidade de modelos, formatos, tamanhos, texturas e cores para adesivos de parede em estampas arabescas. Para fazer a escolha correta, deve-se levar em conta o seu gosto, o tamanho do cômodo e o efeito que você quer dar ao ambiente.

Os adesivos de parede podem ser usados como papel de parede e cobri-la toda, cobrir a metade, vir em faixas e em recortes diversos.

Efeitos

De acordo com o formato, a cor e a estampa, você pode gerar impressões e sensações no cômodo. Veja só:

  • para dar uma ideia de ambiente maior, opte por cores claras e desenhos menores;

  • se o cômodo é muito grande e você quer passar a ideia de proximidade, use cores mais escuras e estampas maiores;

  • para a parede parecer mais alta, use estampas verticais;

  • e para dar a sensação de que a parede é mais larga, prefira as estampas horizontais.

Combine a outros elementos da decoração

significado para decoração

As estampas arabescas estão fazendo o maior sucesso e são um diferencial para o projeto visual da residência. Mesmo assim, a palavra de ordem é equilíbrio.

Por mais lindo que seja, se você colocar arabescos em tudo, o resultado vai ficar pesado e bem longe do que você deseja. A orientação é combiná-lo aos demais elementos da decoração — como sofás, tapetes, cortinas, almofadas, luminárias, roupas de cama e artigos decorativos.

Se você já tem muitos elementos no cômodo ou uma mobília muito escura, use pouca estampa arabesca, pois o excesso dá um tom pesado. Se o lugar é pequeno, a sensação será de abafamento.

Já quando o ambiente é mais clean, isto é, tem menos objetos, você pode ousar um pouco mais e se jogar mais nas estampas. Agora, se você se apaixonou mesmo pelo arabesco, e quer destacá-lo bastante no ambiente, o ideal é que os demais elementos sejam neutros.

E se lembre sempre da regrinha básica da elegância: proporção e equilíbrio.

Use no cômodo de sua preferência

Na maioria dos casos, o adesivo arabesco é usado na sala de estar ou na sala de jantar, pois fica muito bonito. Mas a boa notícia é que ele vai bem em todos os ambientes — até mesmo no quarto das crianças.

O pulo do gato é usar em equilíbrio, sem exageros, como dissemos na dica anterior. Alguns profissionais da área da decoração e do design de interiores recomendam que não se use em todos os cômodos de uma vez para não virar bagunça.

Veja só dicas para os principais locais da casa:

  • cozinha: esta parte da casa pode também ficar estilosa com os adesivos. O mais comum é que sejam usados nas paredes acima da bancada, mas isso fica a seu critério. Eles podem ser aplicados também nas portas dos armários e na geladeira;

  • banheiro: ficam lindos se usados na parede como moldura do espelho ou no fundo de nichos e de prateleiras. Também vão bem quando aplicados na porta do box e dos armários;

  • quarto do casal: acima da cabeceira da cama é curinga, fica charmoso e não tem erro. Confere um tom de romantismo e de aconchego para o ambiente;

  • quarto das crianças: a dica para o quarto dos pequenos é buscar tons mais claros e com estampas mais lúdicas, que possam mexer com a imaginação. Ficam bacanas na altura da cabeceira da cama ou como detalhe na parte onde ficam os brinquedos;

  • corredores e hall de entrada: são locais de mais circulação de pessoas, por isso, tons mais vibrantes trazem a ideia de energia e de movimento. Se você já vai colocar um tapete chamativo ou muitos quadros, usar adesivos em faixas nas paredes fica interessante;

  • sala: é o local em que você recebe as pessoas e onde elas ficam por mais tempo. Portanto, o ambiente precisa ser acolhedor e aconchegante. Escolha um ponto de destaque e use o adesivo em arabesco ali. Tanto uma parede inteira quanto meia parede podem gerar um efeito incrível no cômodo. Puro charme!

Levar sofisticação e significado para a decoração da sua casa — e deixar tudo com a sua cara — é mais simples do que se parece, além de ser uma tarefa bem agradável. E o melhor: para isso, você não precisa gastar uma fortuna.

Aproveitando essas dicas de como usar adesivo de parede arabesco, pode ter certeza de que o seu cantinho vai ganhar uma nova cara e fazer o maior sucesso com as visitas. E se lembre de que os arabescos são atemporais e ficam bem quando combinados com outros estilos.

Gostou das nossas dicas? Então, siga o nosso perfil nas redes sociais e continue acompanhando dicas e tendências do mundo da decoração: estamos no Facebook, no YouTube, no Instagram e no Pinterest!

Escrito por QCola